sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Durante a infância é comum as crianças brincarem com folhas, inventando formas por meio de colagens e desenhos. Alicerçada nessa memória afetiva e recriando desenhos do artista francês Jean-Baptiste Debret de trabalhadores negros em situação de escravidão no período colonial brasileiro, o Sesc apresenta a Exposição “Folhas do Tempo” da maranhense Telma Lopes de 18 de setembro a 19 de outubro na Galeria de Arte do Sesc Centro.

Utilizando a técnica de colagem de folhas secas sobre o papel, o trabalho apresenta uma singular combinação de cores sépia e variações de fibras que resultam em lindas texturas e formas inspiradas na iconografia pintada por Debret no período em que visitou o Brasil, possibilitando aos visitantes experimentações estéticas e sensoriais.

As pinturas de Debret demonstram um país com sérios antagonismos sociais, tendo a maioria da classe trabalhadora sofrendo regime escravocrata e os demais resultam de trabalhos informais (pregoeiros, sapateiros, lavadeiras e dentre outras atividades). O objetivo da artista ao resgatar essa fase histórica é salvaguardar elementos da cultura de matriz africana e reconhecer o legado dessa cultura para a sociedade brasileira.

Telma Lopes é natural de São José de Ribamar- MA. A artista visual desenvolve seus trabalhos na área da pintura, arte urbana e grafite a 39 anos, tendo como foco as artes plásticas e construção de cenários a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos e de materiais orgânicos. Em 1993 e 1994 conquistou o prêmio Zaque Pedro no XX e XXI Concurso Artístico Literário de São Luís/ FUNC. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1995, onde estudou Artes Plásticas na Associação Brasileira de Bella Artes e nesse mesmo ano começou a trabalhar na fábrica de cenários da Rede Globo de Televisão/ PROJAC, onde permaneceu até 2014.


Exposição Folhas do Tempo

Abertura/ Bate papo: 18 de setembro/ 2018 das 9h30 às 10h30
Período de Visitação: 18 de setembro a 19 de outubro/ 2018
Horário: das 9h às 17h (exceto sábado, domingos e feriados)
Plano de Visitas Mediadas – (98) 3216 3830

Informação: Sesc MA

0 comentários:

Postar um comentário