segunda-feira, 27 de agosto de 2018
Ampliando as estratégias da campanha de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo,colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo, Prefeitura disponibilizou no sábado (25) vacinas em shoppings da cidade; ação acontecerá também no dia 31


A Prefeitura de São Luís realizou neste sábado (25) mais uma ação da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. As equipes estiveram no Bairro de Fátima, pela manhã, e à tarde, nos shoppings São Luís, no Jaracaty; Ilha, na Cohama; e Rio Anil, no Turu. A estratégia é mais uma das adotadas pela gestão do prefeito Edivaldo para ampliar as oportunidades de vacinação do público alvo. Os vacinadores ficaram das 8h às 12h, no Bairro de Fátima; e nos shoppings, das 15h às 19 horas. No próximo dia 31 ação volta a acontecer nos shopping da capital.

"Estamos em um momento decisivo da campanha de mobilização para que todos do público alvo possam vacinar. Seguindo orientação do prefeito Edivaldo estamos promovendo todas as estratégias possíveis a fim de ampliar e facilitar o acesso da população às vacinas, a exemplo dessa ação nos shoppings. Esperamos finalizar essa campanha com a meta cumprida", pontuou o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a capital maranhense é que sejam vacinados 95% do público-alvo total de 61.700 crianças. Segundo a Semus, já foram alcançados aproximadamente 65% da meta de vacinação na capital. "O comparecimento das pessoas é importante para mantermos a capital fora do risco destas doenças", frisou Lula Fylho. Devem ser vacinadas crianças de um ano até menores de cinco anos.


"A gente não pode descuidar ou deixar para a última hora. É importante, porque é a saúde dos nossos filhos que está em jogo. A campanha está aí, está em vários pontos e não tem desculpa para não cuidarmos da saúde de nossas crianças. Quando soube que estavam no shopping, aproveitei porque, na semana, o tempo é mais curto. Essa medida vai ajudar muitos pais que ainda não puderam ir aos postos", frisou a estudante Cristina Melo, 32 anos, que levou o filho Pedro Lucas, de quatro anos, para vacinar.

Para o empresário Thiago Vale, 32 anos, a campanha ficou mais acessível com a série de opções oportunizadas pela Prefeitura. "É uma estratégia muito boa e achei ótimo pela facilidade de acesso, de estacionamento e pelo tempo que hoje é mais amplo, pois, na semana, com a rotina de trabalho, fica mais complicado. A criança deve ser vacinada e as campanhas estão aí para facilitar, então, é melhor vacinar a criança", reforçou ele, que compareceu com a filha Manoela, de dois anos e meio.

A vacina é contraindicada em casos de gripe muito forte e febre alta; crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; neoplasia maligna; e que estão em tratamento com uso de corticóides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia. A vacina está disponível para pessoas com idade até 49 anos. Este público terá acesso à imunização durante a semana, nas atividades de rotina dos postos.


A mobilização é promovida em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com as ações dos programas Mais Saúde e Saúde para Todos, ampliando a cobertura em vários bairros da capital. A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo prossegue até dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, em 63 postos de saúde do município, das 8h às 17h; além de mais uma edição nos shoppings Rio Anil, Ilha e São Luís (dia 31), das 15h às 19h.

CONTÁGIO

A poliomielite ou paralisia infantil causa paralisia repentina e pode afetar desde só as pernas, até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores, ou ao falar, tossir ou espirrar.

Doença altamente contagiosa, o sarampo pode ser transmitido pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

0 comentários:

Postar um comentário