quarta-feira, 15 de agosto de 2018
Evento reuniu profissionais da área, acadêmicos e representantes de órgãos integrantes da Rede de Atenção à Pessoa Idosa e integrou a programação de aniversário de 12 anos do Caisi, da pela Prefeitura de São Luís


O Centro de Atenção Integral ao Idoso (Caisi), instituição da Prefeitura de São Luís, realizou, nesta terça-feira (14), o I Fórum de Cientificidade do Caisi. A iniciativa tem como propósito ser um espaço de discussões, aprendizagem e troca de experiências sobre as novas perceptivas, os impactos e as transformações relacionadas ao envelhecimento humano. Com o tema central 'O Caisi na Linha de Cuidados da Rede de Atenção à Pessoa Idosa', o fórum integra as ações do Centro realizadas em comemoração aos 12 anos de atuação da instituição, celebrado nesta quinta-feira (16); e em alusão aos 15 da aprovação do Estatuto da Pessoa Idosa.

O evento, que contou com a participação de profissionais da área, acadêmicos e representantes de órgãos integrantes da Rede de Atenção à Pessoa Idosa (Renadi), visou, ainda, fomentar a cientificidade das ações no campo da geriatria e da gerontologia, pautada nas pesquisas, estudos, entre outros embasamentos científicos na área.

A coordenadora geral do fórum, Lia Farah, que é terapeuta de família do Caisi, explicou a importância de trazer à tona questões relativas à cientificidade das ações desenvolvidas na instituição. Segundo ela, a temática propõe fomentar e estimular o conhecimento produzido na área para o fortalecimento da Rede de Atenção ao Idoso e para a tomada de posicionamentos com embasamentos científicos na formulação de protocolos, procedimentos, práticas, entre outras ferramentas de gestão na área.

"No Caisi, nós produzimos muito material científico com dados relevantes para a área. E a nossa proposta ao realizar esse fórum é difundir esse conhecimento em favor das boas práticas nos cuidados à pessoa idosa. Não podemos negar que o investimento em pesquisa, inovação e o diálogo multidisciplinar entre as diferentes áreas da saúde têm contribuído muito para fortalecimento de nossas ações e atuação. O fórum se propõe ser um exemplo prático da importância de iniciativas que proporcionem o constante intercâmbio de ideias e experiências entre profissionais que integram essa grande rede de atenção ao idoso", observou Lia Farah.


O diretor geral do Caisi, Paulo Sérgio França, destacou o evento como um grande painel para a apresentação de trabalhos científicos que tiveram o Caisi como centro desses estudos. "O fórum é um apanhado de toda a produção científica desenvolvida ao longo de 12 anos de atuação da instituição. A maioria dos cerca de 50 trabalhos apresentados aqui foi exposta em congressos, seminários e simpósios nacionais, o que faz do evento um importante espaço para o debate e a agregação de conhecimento com o objetivo maior que é melhorar a qualidade de vida do idoso", afirmou.

Entre os estudos apresentados no fórum, destaque para a análise antropológica em idosos do Caisi do grupo de convivência, memória e envelhecimento; atividade terapêutica em grupo a idosos em quadro depressivo; avaliação de vulnerabilidades e do medo de cair; envelhecimento saudável: relatos de experiências do Caisi; a música como prática complementar no Caisi; entre outros.

A acadêmica de fisioterapia, Natália Viegas, uma das estudantes que apresentaram trabalhos no fórum, destacou o evento como um estímulo à produção científica e acadêmica. "As discussões apresentadas aqui foram de extrema relevância tanto para profissionais da área como acadêmicos. O Caisi é um ambiente muito propício ao fazer ciência, por isso, a iniciativa de realizar um evento no qual são expostos todos os estudos desenvolvidos aqui é muito enriquecedor para todos que trabalham na área".


SERVIÇO

O Centro de Atenção Integral ao Idoso (Caisi) é uma instituição mantida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O Centro realiza uma média de 13 mil atendimentos por mês, individualmente e em grupos estimulando o desenvolvimento de atividades sociais, esportivas, artes manuais, terapia ocupacional, alongamento, entre outros.

O espaço oferece ainda assistência nas áreas de geriatria e gerontologia, educação física, psicologia, enfermagem, fonoaudiologia, terapia familiar, assistência social, atividades culturais e artísticas, com aulas de canto e dança, entre outras ações.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário