sexta-feira, 24 de agosto de 2018
Espaço fortalece a presença do Acre no mapa de empresas inovadoras


Desenvolver o empreendedorismo e a cultura de inovação entre a comunidade acadêmica, visando fortalecer a economia do estado. Este é o objetivo do SebraeLab Ufac, inaugurado na manhã desta quarta-feira, 22, no Centro de Convivência do Campus de Rio Branco. “Este é um espaço que permite a união da universidade com a iniciativa privada, o Governo com a academia, para gerar negócios e riquezas para nosso Estado”, definiu o diretor-superintendente do Sebrae, Mâncio Cordeiro.

A cerimônia de inauguração reuniu a comunidade acadêmica, pequenos empresários e representantes da Prefeitura de Rio Branco, Governo do Estado e entidades parceiras. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento, realizado no hall do Centro de Convivências da universidade.

Com a presença de uma banda de rock, o evento também contou com a presença da reitora da Ufac, Guida Aquino; a secretária de Ciência e Tecnologia do Estado, Renata Souza; o presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Inovação de Rio Branco, Mafran Almeida de Oliveira; a diretora técnica do Sebrae, Sídia Gomes; a diretora de administração e finanças do Sebrae, Rosa Nakamura; com o analista Márcio Brito, representante do Sebrae Nacional, e o senador Jorge Viana, membro da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Senado Federal.

De acordo com Mâncio, a inauguração do SebraeLab é a realização de um sonho. “Numa de nossas primeiras reuniões eu perguntei o que gostaríamos de ser quando crescêssemos. A resposta foi que queremos ser referência global em negócios para quem trabalha com inovação, tecnologia e biodiversidade”, lembra Mâncio.

O espaço, segundo ele, tem condições de qualificar empresas com força para elevar a posição do Acre no PIB brasileiro, deixando o Estado em igualdade de condições para competir no cenário nacional. Mâncio fez questão de agradecer e destacar a importância da equipe de analistas do Sebrae – Alex Lima, Fábio Ortiz e Jorge Freitas- que viabilizou a implantação do SebraeLab.

A reitora Guida Aquino festejou a cerimônia, por ser o seu primeiro ato como reitora da Ufac. Entusiasmada, Aquino acredita que o SebraeLab tem importância estratégica para elevar o status da Ufac no cenário de ensino, pesquisas e extensão. “Nossos alunos de graduação e pós-graduação vão poder enriquecer seus currículos, já que o laboratório vai render pesquisas e empresas importantes para a sociedade acreana”, comentou ela.

A cerimônia de inauguração do SebraeLab contou ainda com uma apresentação da Royal Advice, empresa vencedora do primeiro processo de pré-aceleração do SebraeLab, que presta serviços de assessoria contábil para microempreendedores individuais. Em seguida, os participantes puderam ouvir uma palestra sobre Inovação, além de um talk-show com cinco startups acreanas, contando suas experiências com o SebraeLab.

Participe da pré-aceleração do SebraeLab

No SebraeLab, os participantes recebem mentorias de profissionais reconhecidos Brasil a fora no decorrer do processo. O segundo processo de pré-aceleração do SebraeLab já está com as inscrições abertas, que seguem até o dia 26 de agosto. Podem concorrer quaisquer pessoas ou empresas, até mesmo as juniores. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ufac.br/sebraelab e o resultado final será divulgado no dia 31 de agosto.

Informação: Sebrae

0 comentários:

Postar um comentário