sexta-feira, 31 de agosto de 2018
O maior evento de tecnologia e inovação do IFMA será realizado no Campus São José de Ribamar, até o dia 5 de setembro


Com mostra tecnológica, copa de robótica, corrida de startups, criação de games e várias outras atividades, a 4ª edição do Universo IFMA terá início nesta segunda-feira (dia 3). O evento ocorre no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) São José de Ribamar, localizado na Rodovia MA 201, Km 12, s/n, bairro Piçarreira.  Participam das atividades mais de mil estudantes dos 29 campi da Instituição em todo o Estado. A programação vai até o dia 5. As mostras, competições e palestras são abertas para visitantes.

O evento promove ideias inovadoras, pesquisa aplicada, empreendedorismo, ensino e extensão. O objetivo é incentivar os alunos do IFMA a desenvolver projetos e também divulgar a ciência produzida no Instituto, aproximando-a da população.

Exposição de robôs

A copa de robótica terá apresentação todos os dias. A competição reunirá equipes de construtores de robôs que tentarão mostrar qual deles é capaz de cumprir melhor as tarefas ordenadas. Também haverá uma exposição de robôs, que trará, entre eles, um Táxi Autônomo para embarque e desembarque de passageiro em pontos determinados desenvolvido utilizando a plataforma Lego Mindstorms.

Mostra de pesquisas

Mais de 100 trabalhos de pesquisa, extensão e inovação desenvolvidos por alunos e professores do IFMA de todo o Maranhão serão apresentados no evento. Entre os destaques, três pesquisas que exploram as potencialidades do açaí: “Caroço do açaí como fonte de energia alternativa na produção de tijolos nas olarias da cidade de Imperatriz/MA”; “Briquetes: fonte de energia alternativa a partir do resíduo de biomassa do açaí”; e “Utilização do caroço do açaí como adubo orgânico”.

A programação do evento terá ainda cerca de 30 palestras, entre pesquisadores do IFMA, de outras instituições brasileiras e universidades estrangeiras. Na quarta-feira (dia 5), às 14h, será apresentada a palestra “Vira, mexe, muda! O que os fósseis do Maranhão nos contam sobre a evolução dos continentes”, com o professor Rafael Matos Lindoso, do IFMA. O pesquisador foi um dos responsáveis pela descoberta de uma nova espécie de fóssil de um crustáceo marinho identificada no Maranhão, em Brejo. A pesquisa rendeu indicação ao Prêmio Capes de Tese 2017.

Para mais informações sobre a programação, acesse o site do evento.

0 comentários:

Postar um comentário