quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Os sabores da gastronomia maranhense tem encantado os paladares de quem mora em Brasília (DF), em especial, quem visitou o Restaurante-Escola do Senac localizado na Câmara dos Deputados nos últimos dois dias. Isso porque teve início na terça-feira, 18, mais uma Semana da Gastronomia Regional do Maranhão, evento que acontece desde 2016 e tem como objetivo dar visibilidade à gastronomia, turismo, artesanato e cultura maranhense. Além da divulgação, a semana possibilita ainda a troca de conhecimentos, temperos e experiências gastronômicas entre as equipes de cozinha dos restaurantes-escola do Senac em Brasília e do Maranhão.

Nos dias 18 e 19, o público apreciou um buffet com pratos que trazem as peculiaridades de ingredientes nativos da região. Ana Lígia Mendes, servidora da Câmara dos Deputados, participa pela primeira vez do evento maranhense e ficou encantada com os pratos oferecidos. "Achei tudo bem gostoso, e remete mesmo à região. É muito interessante trazer isso para Brasília, pois aqui tem pessoas de todos os lugares do Brasil, então a gente aprecia muito essa mistura de culturas", elogiou. "O prato que mais gostei foi a peixada e as sobremesas, mas já conheço o arroz de cuxá e caranguejo também", completou.


Pensando não somente nas sensações provocas no paladar, o evento estimula a visão das pessoas por meio de um ambiente decorado com itens regionais do Maranhão. Representando o Governo do Maranhão, a secretária adjunta de Representação Institucional, Fabiane Guimarães, prestigiou o evento, em um almoço com o Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, e destacou a importância da parceria entre o governo e o Senac. "Para o Governo do Estado do Maranhão é uma honra essa parceria com o Senac, pois ajuda a divulgar a cultura do Maranhão, uma cultura rica, que tem muito a contribuir com o país, então essa parceria vai contribuir com a ampliação do turismo do Estado, para que as pessoas possam conhecer, por meio da cultura, nossos polos turísticos que são tão ricos", destacou Fabiane.

Um dos destaques desta edição, da Semana da Gastronomia Regional do Maranhão, é a exposição "Bumba-meu-boi do Maranhão", da artista plástica Ana Tilde Silva, que participa do evento a convite do Sesc no Maranhão, parceiro do Senac e instituição que também integra o Sistema Fecomércio/MA. "É uma grande satisfação e honra trazer a exposição para Brasília, e representar a linda cultura do meu Maranhão, um Estado riquíssimo e diverso nessa área, que atualmente nem todos têm o prazer de conhecer. Muitíssimo obrigada Sesc e Senac por essa parceria e por sempre valorizarem o que de mais importante um povo pode possuir: história e cultura", agradeceu.


Do bacuri, às entradas de patinhas de caranguejo no creme de abóbora com camarão, o evento continua nesta quinta-feira, 20, no Restaurante-Escola Senac Downtown, no prédio da Confederação Nacional do Comércio, a partir das 12h. No local, o público vai poder saborear pratos que estão no dia a dia do maranhense.

Por meio de um cardápio à la carte, as pessoas terão a oportunidade de se servir da caldeirada de camarão com arroz de caranguejo; filé de pescada ao molho escabeche e arroz de cuxá. Na sobremesa, creme de bacuri e rocambole de cupuaçu finalizarão a degustação.

Ainda nesta quinta-feira, o chef Junior Lisboa e os cozinheiros instrutores, Andrew de Jesus e Samuel Gomes, ministrarão uma aula-show direcionada para alunos e egressos da Instituição, empresas pedagógicas, professores e parceiros do mercado gastronômico de Brasília, com o intuito de criar um espaço para aprendizado e troca de experiências.

A Semana da Gastronomia Regional do Maranhão encerra nesta sexta-feira, 21, no Restaurante-Escola do Senac no Senado Federal. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão; Secretaria Municipal de Turismo e o Serviço Social do Comércio – Sesc/MA. 

0 comentários:

Postar um comentário