terça-feira, 4 de setembro de 2018

"Fulano morreu de ataque cardíaco." Você já deve ter ouvido essa triste frase ao menos uma vez, afinal, problemas cardiovasculares são a principal causa de óbito no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). E também é bem provável que, ao receber a notícia, você logo associou que o fulano teve um infarto, não? Mas sabia que nem sempre ataque cardíaco quer dizer infarto?

"Em inglês, usa-se a expressão heart attack (ataque cardíaco) para denominar todos os problemas fatais ou quase fatais do coração. Por conta de uma tradução equivocada, muitos passaram a usar a expressão como sinônimo de infarto,mas ataque cardíaco pode significar outros problemas", explica o médico Bruno Valdigem, cardiologista doutor pela Universidade Federal de São Paulo.

Além de infarto, o termo ataque cardíaco pode ser usado para se referir a problemas como parada cardíaca e morte súbita.

O que é um infarto? Como falamos, o infarto pode ser entendido como um tipo de ataque cardíaco. O problema acontece quando há uma interrupção do sangue oxigenado ao coração, o que gera uma lesão muscular no órgão. "A obstrução da artéria coronária geralmente ocorre por placas de gordura e, mesmo que seja de 40% ou 50%, pode causar uma interrupção abrupta do fluxo sanguíneso, levando o paciente à morte", afirma o cardiologista Paulo Chaccur.

Leia mais: viva.bem.UOl 

0 comentários:

Postar um comentário