sexta-feira, 14 de setembro de 2018
Nomes como Terezinha Guilhermina e Petrúcio Ferreira estarão em diversas das 48 sedes em todas as Regiões do Brasil da celebração do Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Mais de 7 mil crianças participarão

Uma vasta gama de medalhistas paralímpicos e mundiais abrilhantará no próximo sábado, 22, o Festival Paralímpico. A principal celebração ao Dia do Atleta Paralímpico, festejado em 22 de setembro, contará com lendas do esporte adaptado, como as velocistas Ádria Santos e Terezinha Guilhermina. O megaevento ocorrerá em 48 cidades, em todos os Estados do país e no Distrito Federal, e promoverá a experimentação de modalidades a cerca de 7.200 crianças, com faixa etária de 10 a 17 anos. A programação oferecerá três esportes por sede, das 8h30 às 11h. 

Donas de 21 medalhas no atletismo em Jogos Paralímpicos, as mineiras Ádria Santos e Terezinha Guilhermina estarão, respectivamente, nos núcleos de Joinville (SC) e Palmas (TO) do Festival. João Pessoa (PB) terá, por sua vez, a presença do paraibano Petrúcio Ferreira - atual campeão paralímpico e recordista mundial nas provas de velocidade. A natação também terá suas representantes. Medalhista parapan-americana, a fluminense Camille Rodrigues estará no Rio de Janeiro, enquanto a mineira Patrícia Santos, que já foi a pódios mundiais e paralímpicos, estará em Vitória (ES). 

"O Festival Paralímpico será uma grande oportunidade de tornar o esporte para pessoa com deficiência mais conhecido. É uma injeção de ânimo para o futuro, já que crianças com deficiência vão ter o primeiro contato com o paradesporto e, certamente, chegarão a conquistas ainda maiores no futuro. É um privilégio ser homenageada e este é, sem dúvida, um sólido passo para a sequência do esporte paralímpico brasileiro", disse Terezinha Guilhermina. 

A organização do Festival nas sedes é feita pela coordenação de desporto escolar do CPB. Foi mobilizada uma força de trabalho de cerca de 2.500 pessoas, entre profissionais de Educação Física e voluntários, que conduzirão a programação. Estarão à disposição esportes como atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, parabadminton e parataekwondo e tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado.

Confira abaixo a relação completa das sedes do evento e as respectivas modalidades ofertadas. A participação é livre e gratuita para as crianças. Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do e-mail festivalparalimpico@cpb.org.br

O CPB desenvolverá ainda outras atividades para celebrar o Dia do Atleta Paralímpico (22 de setembro). No SESC Vila Mariana, de 18 a 23 de setembro, haverá a Arena Paralímpica, onde estará disponível a experimentação de cinco modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5 e tênis de mesa. Os usuários do metrô paulistano ainda poderão desfrutar, até o dia 1º de outubro, de uma exposição de fotos na estação Higienópolis-Mackenzie, da linha 4-Amarela. 

Local do Festival Paralímpico no Maranhão

Maranhão
Cidade: São Luís
Universidade Federal do Maranhão
Modalidades: Atletismo, judô e tênis de mesa

Informações: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

0 comentários:

Postar um comentário