quarta-feira, 26 de setembro de 2018
Nesta terça-feira (25), o ministro Carlos Marun, prefeito Edivaldo, presidente do Iphan, Kátia Bogéa e superintendente do Iphan, Maurício Itapary vistoriaram as obras do Complexo Deodoro que entram em fase final e da Rua Grande que seguem avançando


O prefeito Edivaldo, o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa e o superintendente do Iphan no Maranhão, Mauricio Itapary, vistoriaram, na manhã desta terça-feira (25), o andamento das obras de requalificação do Centro Histórico que compreende o complexo Deodoro - formado pelas praças Deodoro e Pantheon e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro - além da Rua Grande. As intervenções, que estão transformando o aspecto urbanístico e reordenando uma das áreas mais importantes para o comércio e o turismo da capital, estão com cronograma de execução dentro do prazo previsto pelo projeto. As ações no local integram o programa PAC Cidades Históricas, executado pelo Iphan, em parceria com a Prefeitura de São Luís.

A vistoria técnica foi realizada em todo o canteiro de obras do complexo Deodoro e incluiu também a Rua Grande, onde as obras de revitalização estão em pleno andamento e dentro do cronograma previsto, para entregar à população, amplamente restaurado, o maior centro de comércio popular da capital. Acompanharam também a vistoria secretário municipais, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado do Maranhão (Sinduscon/MA), Fábio Nahuz; o presidente do Clube de Dirigentes Logistas de São Luís, Fábio Ribeiro; o presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Felipe Mussalém; o diretor de Relações Institucionais da Cemar, José Jorge Leite Soares; entre outras autoridades.

O ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, avaliou positivamente o andamento dos serviços e destacou a requalificação do Complexo Deodoro como uma das mais magníficas obras empreendidas pelo programa PAC Cidade Históricas. "Estamos realizando vistorias técnicas, como parte de um esforço extra desenvolvido pelo Governo Federal para adotar as providências necessárias que estejam faltando, dar celeridade aos serviços e entregar à população ações e obras emblemáticas e de grande abrangência executadas em diversas cidades do país, a exemplo do Complexo Deodoro aqui em São Luís. Nessa vistoria, viemos analisar os detalhes pontuais do que ainda falta, para que possamos empreender um esforço maior para concluir os serviços e entregar à população o mais breve possível", observou o ministro que recebeu de presente do prefeito um livro de fotografias de São Luís, de autoria do fotógrafo Meireles Júnior.

Na vistoria, o prefeito Edivaldo acompanhou os trabalhos no local, com o ministro, e destacou a magnitude da obra que está prestes a ser entregue à população. "Estamos realizando mais uma vistoria técnica a essa importante intervenção de requalificação urbanística do Centro, agora com a presença do ministro e da presidente do Iphan, que vieram analisar conosco as etapas dos serviços, acompanhar o trabalho no local e verificar como promover ainda mais celeridade à conclusão dessa obra, que é o maior investimento já realizado na área, nas últimas três décadas", destacou. Edivaldo Holanda Júnior lembrou que a restauração do Complexo Deodoro e da Rua Grande era algo que a população clamava tão veementemente e que, agora, que esses espaços estão sendo amplamente reformados, devem ser cuidados e preservados por todos. "Esta é uma obra importante para a preservação do patrimônio, para o aquecimento da economia e a promoção do turismo, que todos devem preservar. O nosso Centro Histórico é lindo e precisa ser muito bem cuidado e preservado por todos", afirmou o prefeito, que estava acompanhado pela primeira-dama, Camila Holanda.


A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, ressaltou a complexidade e a grandiosidade da obra não apenas para São Luís, mas para o mundo, visto que São Luís detém o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco. "Aqui não são apenas as praças, mas um verdadeiro complexo de espaços importantes para a preservação do Centro Histórico da capital, abrangendo também a Rua Grande, que tem importância significa para a população. Pela Rua Grande transitam cerca de 150 mil pessoas nas datas comemorativas, algo muito relevante para a economia local, e as praças Deodoro e Pantheon compõem toda essa estrutura fundamental para o comércio da área. Como vimos aqui na vistoria, estamos com as obras já na fase de acabamento e vamos entregar um novo espaço à população, muito mais bonito e moderno, resultado de uma mega operação empreendida com a parceria fundamental da Prefeitura de São Luís, que tem a responsabilidade por toda a parte de estrutura e logística, para que a obra se desenvolva a contento e seja entregue no prazo", afirmou Kátia Bogéa.

OBRAS


A revitalização do Complexo da Deodoro, na área do Centro Histórico da capital, marca a consolidação de um dos mais importantes pacotes de obras para recuperar os espaços públicos. Segundo o superintendente do Iphan no Maranhão, Mauricio Itapary, os serviços na área da Pantheon estão 95% concluídos, faltando apenas serem finalizados os trabalhos de instalação dos mobiliários urbanos, iluminação pública e paisagismo.

Na Praça do Pantheon já foram concluídos os serviços de toda parte estrutural e urbanística da obra, com colocação do piso em concreto lapidado e de granito na área central; instalação de caramanchões, que são estruturas cobertas que vão proporcionar beleza e sombreamento aos ambientes. O espaço também já está recebendo os retoques finais do projeto paisagístico, com colocação de grama do tipo esmeralda e plantação de arbustos nativos da região. Já foram instaladas as bases dos postes para implantação do novo sistema de iluminação pública do espaço; e construídas também as bases dos bustos ornamentais que retornarão à praça. Nas próximas semanas será dado início ao trabalho de colocação do novo mobiliário urbano, com instalação de novos bancos de pedras de lioz e lixeiras.


Já no espaço da Praça Deodoro, as obras estão cerca de 60% concluídas. No local são realizados serviços de construção da estrutura de concreto da esplanada, uma espécie de elevação que dará uma nova característica urbanística ao espaço. A Praça Deodoro também está recebendo obras de drenagem e tratamento sanitário, preparação para receber o novo calçamento, mobiliário e sistema de iluminação; fiação subterrânea e dutos de passagem de fibra ótica. O projeto contempla ainda a construção de banheiros públicos, implantação de sistema de sinalização, nova pavimentação de concreto lapidado e acessibilidade.

Serão instalados banheiros, marcados os canteiros com espaço mais amplo para maior permeabilidade do solo às plantas e demarcadas as áreas de estacionamento com acessibilidade e construído um centro administrativo para uso de equipes de fiscalização e segurança. O centro administrativo vai contar com um mirante para servir como área de vivência e contemplação pública.

"As obras das praças Deodoro e Pantheon estão plenamente dentro do cronograma previsto para serem entregues até o fim deste ano. Já as obras da Rua Grande, que também estão em pleno andamento, a previsão de entrega é março do próximo ano", pontuou Maurício Itapary.

Também como parte do Complexo Deodoro, as alamedas Gomes de Castro e Silva Maia, os serviços estão também na fase de acabamentos. Todo o piso de concreto intertravado já foi implantado, assim como também os balizadores em esferas de concreto para delimitar espaço de veículos e pedestres; nivelamento do passeio das alamedas para o pedestre; instalação de postes e iluminação pública com um sistema específico para as áreas de passeio e trânsito; e estruturas para instalação dos pontos de ônibus que vão garantir embarque seguro aos pedestres. Serão mantidas as paradas de ônibus das avenidas Silva Maia e Gomes de Castro.



RUA GRANDE

A Rua Grande, maior centro comercial de São Luís, está em nova fase das obras com serviços de pavimentação em andamento e outros trabalhos que se estendem por quatro quadras da via. Esta é uma das ações do conjunto de obras proposto ao local, que tem como objetivo promover a recuperação do centro comercial da cidade, a partir do reordenamento do espaço urbano.

Os serviços na primeira quadra da Rua Grande - entre as ruas do Passeio e de Santaninha - estão na fase de acabamento. A implantação do piso foi plenamente concluída, faltando agora apenas os serviços de instalação do cabeamento elétrico, posteamento e iluminação pública.

Entre as ruas de Santaninha e Santa Rita, na segunda quadra, está em conclusão a execução das caneletas para posterior instalação das tampas para início da concretagem da laje armada nas calçadas e, por fim, a pavimentação do trecho. Já na terceira quadra, entre as ruas de Santa Rita e da Mangueira, inicia obras de construção da infraestrutura da rede subterrânea de energia e demais serviços de acabamento e pavimentação.



O projeto da Rua Grande inclui serviços de embutimento da fiação elétrica e telefônica, drenagem profunda e esgotamento sanitário, drenagem fluvial, novos equipamentos urbanos, novo piso e pontos de acessibilidade reduzindo barreiras físicas e melhorando o acesso de pedestres.

Na Rua do Passeio, que faz ligação com a Rua Grande, foram construídas caixas de manutenção e inspeção das infraestruturas de esgoto, drenagem e eletricidade. Essas estruturas possibilitam que equipes de cada sistema realizem as devidas manutenções, quando necessário.

Serão construídas ainda duas destas caixas para agregar a rede subterrânea do entorno, que contempla trechos entre as praças do Pantheon e Deodoro, além da intersecção com a Rua Grande. No local, já foi concluída a execução das canaletas de drenagem e toda infraestrutura subterrânea.

Na quarta quadra, entre as ruas dos Craveiros e São Pantaleão, foi aberta frente de trabalho com serviços na rede de distribuição de água, de esgotamento sanitário e instalação de novas ligações domiciliares.

"Uma obra grandiosa requer um cuidado especial em todas as etapas, e é isso que fizemos aqui em mais esta vistoria, para analisar o andamento e adotar novas providencias. Sem dúvida, uma obra espetacular que promove o resgate desse espaço que por muitas décadas foi relegado ao abandono", disse o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho.

0 comentários:

Postar um comentário