sexta-feira, 21 de setembro de 2018
Ação ocorreu em um shopping da capital e apresentou o serviço oferecido pela gestão do prefeito Edivaldo na área da tecnologia assistiva, que contribui para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência


Nesta sexta-feira (21), Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de São Luís promoveu a I Mostra de Recursos Pedagógicos com o tema "Rompendo Barreiras e Construindo História de Igualdade e Oportunidade para Todos". Realizada no Shopping Rio Anil, local de grande movimentação popular, a exposição reuniu recursos pedagógicos produzidos por professores e familiares de crianças com deficiência atendidas pela rede municipal de ensino, por meio de serviços oferecidos pela gestão do prefeito Edivaldo na área da Educação Especial.

A I Mostra de Recursos Pedagógicos foi promovida com o intuito de divulgar as ações que estão sendo implementadas a fim de aprimorar o desenvolvimento dos estudantes que possuem altas habilidades e também deficiências, seja ela motora ou intelectual. A intenção da exposição foi ainda apresentar à sociedade o serviço que é oferecido pela rede municipal de ensino e o trabalho executado na área da tecnologia assistiva, que contribui para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover a autonomia, a inclusão e favorecer a aprendizagem.


"A nossa proposta é fazer com que todos esses materiais tenham usabilidade, que sejam utilizados tanto na escola, para desenvolver as habilidades sociais, conceituais, práticas e acadêmicas, quanto pelas famílias dos estudantes. É importante envolver os pais nesse processo para que eles possam perceber as potencialidades e as possibilidades de seus filhos. Favorecer a aprendizagem e a autonomia das crianças são os dois pontos fundamentais do desenvolvimento do nosso trabalho", diz a coordenadora das salas de recurso da rede municipal de ensino, Priscila Sousa.

Durante a mostra foram expostos recursos como a Árvore da Adição, o Jogo de Correspondência, entres outros materiais que contribuem para o desenvolvimento das crianças em áreas como linguagem e matemática. "Esses recursos já são usados por nós professores em sala de aula, sempre com o objetivo de estimular os estudantes", contou o professor Agláide Rocha, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rosália Freire, que desenvolveu o Jogo de Correspondência, atividade que ensina os estudantes a selecionarem corretamente o nome dos objetos, ou outros elementos equivalentes.


Prestigiaram a mostra professores, estudantes e pais de alunos com deficiência. "Esses recursos os estimulam a aprender mais. Conhecendo o material, nós podemos até fazer em casa mesmo", contou Ezequias Jesus Ferreira, pai dos gêmeos, Ezequiel e Mozaniel, de 10 anos. Os alunos estudam na U.E.B. Mariana Pavão e, com dificuldade de aprendizagem, são acompanhados há três meses sala de recurso e já apresentam resultados positivos como evolução no processo de reconhecimento das letras.

A mostra integra uma programação organizada em alusão ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência. As atividades incluem uma palestra com o tema "Acessibilidade Curricular para uma Prática Pedagógica Inclusiva", realizada na Faculdade Pitágoras na última segunda-feira (17); e uma mesa redonda sobre os desafios do Ensino de Língua Portuguesa para surdos na atualidade, que acontecerá na próxima quarta-feira (26), na Faculdade Estácio, e contará com o relato de experiência de gestora da Escola Bilíngue de Imperatriz.

0 comentários:

Postar um comentário