sábado, 15 de setembro de 2018
''Conexão Sustentável Alcoa'', ação feita em parceria entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Alumar, Ministério da Cultura e Alcoa ensinou, de forma lúdica, lições sobre sustentabilidade


Dando continuidade à programação do projeto ''Conexão Sustentável Alcoa'', a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Alumar, Ministério da Cultura e Alcoa, realizou durante toda semana, no pátio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), localizada na BR-135, Km 0, Tirirical, uma programação especial para os alunos das escolas municipais do Núcleo Rural, com culminância nesta sexta-feira (14). A primeira etapa do projeto aconteceu no núcleo Itaqui-Bacanga no início do mês.

O evento aborda questões relacionadas à sustentabilidade, reciclagem, cuidado com o planeta e ao consumo consciente, por meio de teatro, música e cinema. Participam com apresentações teatrais a Cia. Casa do Bispo Atelier e os palhaços Félix & Cia. Na programação, oficinas de reciclagem e o uso de tabletes com jogos educativos disponíveis na estrutura da arena durante os intervalos das apresentações, além da exibição de filmes ao ar livre. "A parceria traz a oportunidade para os estudantes do Núcleo Rural de participarem de atividades lúdicas e de aprenderem se divertindo", pontuou o secretário Moacir Feitosa.

Com público estimado de 225 estudantes por turno, a atividade movimentou a rotina dos alunos do Núcleo Rural da rede municipal. Nesta segunda etapa participam as U.E.Bs. Zebina Eugênia Costa, Hortência Pinho, Zuleide Andrade, 21 de Abril, U.I Arimateia Cisne, Profº. José Gonçalves do Amaral Raposo, Evandro Bessa (Estiva), Major José Augusto Mochel, Haidê Chaves, Arthur Nabatino Gonçalves de Azevedo e Uruati.

O coordenador do projeto e produtor cultural, Marcio Barcelos, pontuou a importância do acesso à cultura. "O principal objetivo deste projeto é proporcionar um maior acesso à cultura de forma democrática e gratuita, já que todos os espetáculos e as atividades que acontecem aqui são abertas para todos", disse.


A gestora da U.E.B. Zuleide Andrade, Lindinalva Santana ressaltou a importância do projeto. "Esse trabalho é de suma importância, já que vivemos uma situação onde falamos tanto do meio ambiente, mas no dia a dia percebemos que deixamos de fazer muitas coisas, e temos que começar pelas crianças, para que esse hábito de cuidar de questões básicas, como vimos aqui, de fechar uma simples torneira. Então é muito importante essa conscientização".

Para Pietra dos Santos, 13 anos, estudante do 8º ano da U.E.B. Arthur Nabatino Gonçalves de Azevedo, falou que se divertiu com os palhaços, mas que também aprendeu. "Os espetáculos foram muito legais, é importante para a criança saber o que é consumo consciente e praticar", alertou.

Carlos Henrique Silva, 13 anos, estudante do 7º ano da U.E.B. Arthur Nabatino Gonçalves de Azevedo, também frisou que este foi um momento de aprendizagem. "Brincando eles passaram muitas mensagens importantes como preservar o meio ambiente, consumir água de forma responsável e com certeza vou ensinar em casa", disse.


O PROJETO

O projeto "Conexão Sustentável Alcoa", que vem com uma estrutura que comporta um palco móvel e uma arena para até 250 espectadores, além de uma tela de cinema de 120 polegadas, tem como principal objetivo a propagação da cultura e do conhecimento da sustentabilidade nas comunidades por onde passa, com apresentações de teatro e cinema.

Nas últimas três edições do evento já foi contabilizada a participação de cerca de 14 mil pessoas. Além de São Luís, aconteceram apresentações nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Da capital maranhense, eles seguem para Belém.

0 comentários:

Postar um comentário