domingo, 30 de setembro de 2018
Em todas as áreas de interesse público, a gestão do prefeito Edivaldo está de prontidão para assegurar a prestação de um serviço público de qualidade aos moradores da capital que completou 406 anos de fundação


O trabalho constante e rotineiro, feito de maneira organizada é a receita para que a cidade funcione de forma plena em todos os setores. E para isto, é necessário manter a máquina pública a pleno vapor 24 horas, sete dias por semana, sem exceções. É desta forma que a gestão do prefeito Edivaldo tem trabalhado com o objetivo de responder às demandas da população. Assim, profissionais da limpeza, segurança, infraestrutura, trânsito e transportes, entre outros, estão a postos garantindo serviços essenciais à cidade.

"São ações permanentes e diárias que mostram o cuidado da gestão com a cidade, com o cidadão. A Prefeitura de São Luís não para, levando serviços a todas as regiões da capital, a qualquer hora do dia ou da noite. É desta forma que estamos trabalhando para construção de uma cidade cada vez melhor para se viver, uma cidade que é o nosso maior patrimônio e que celebrou este mês seus 406 anos", destaca o prefeito Edivaldo.

Assim, os serviços públicos contemplam todas as áreas. Na limpeza pública, o planejamento segue logística dos veículos de coleta e da produção de resíduos nos bairros, sendo intensificados durante a noite. As equipes da limpeza urbana reforçam a agenda no período noturno, momento em que a maior parte das tarefas são realizadas devido o menor fluxo de pessoas. Um trabalho que deixa a cidade mais bonita, mais arejada e mais limpa.


Na Rua Grande, por exemplo, principal ponto de comércio popular da cidade e que passa por reforma realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís, a coleta é diária para que no dia seguinte os consumidores encontrem um ambiente mais limpo.

Na limpeza urbana é mantida uma programação que atende toda a cidade e garante a limpeza das áreas residenciais e de comércio, pontua a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela. "Este é um serviço importante e essencial à população que não pode ser interrompido e para o qual as equipes estão de prontidão", reforça.


O agente de limpeza Lucas Gomes de Oliveira, 22 anos, trabalha na área do Centro e arredores e vê em sua função uma importante prestação de serviço para a comunidade. "Não é fácil, mas é gratificante saber que por causa do meu trabalho a cidade está sempre limpa e as pessoas podem andar em um ambiente higiênico. A gente se sente útil e sabendo que está fazendo alguma coisa muito essencial. É um trabalho que todos devem valorizar, pois fazemos com amor pela nossa cidade", afirmou. As ações consistem na coleta doméstica diária (20h às 4h), varrição (23h às 5h30) e recolhimento de entulho (15h às 23h).

TRÂNSITO EM ORDEM


O sistema de trânsito e transportes da capital trabalha 24 horas, diariamente, organizando, fiscalizando, periciando e monitorando o fluxo de veículos para que não haja acidentes e outras ocorrências. Paralelamente, agentes são destacados para organização do trânsito em eventos. A estrutura conta com viatura de acidentes do Grupo Tático de Trânsito (GTT) para levantamento pericial, viaturas da fiscalização e agentes em shows e eventos.

A ação das equipes de trânsito é uma das importantes engrenagens da Prefeitura que contribui para a organização de outros serviços, reforça o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros. "O tráfego organizado influi no cotidiano da população, uma vez que possibilita o cumprimento de horários de trabalho, por exemplo, e menos estresse. Reflete também no menor número de acidentes no tráfego", reforça o secretário.

"O que mais me satisfaz no meu trabalho é o reconhecimento das pessoas. Quando alguém nos agradece e nos compreende, vendo nossa função como um importante apoio para a redução de acidentes e paz no trânsito", reforça a agente de trânsito Tânia Rogéria Teixeira Barros, 50 anos, destes, 10 na equipe da SMTT. Ela aponta a dinâmica, versatilidade e rotatividade como diferenciais do trabalho que realiza. "Não temos rotina e estamos sempre em equipe. Meu trabalho me proporciona conhecer pessoas todos os dias e poder ajudá-las e isso me fortalece", enfatiza a Tânia Barros.

INFRAESTRUTURA


Recapeamentos e pavimentação de vias, reposição de luminárias, ações de modernização e manutenções diversas de infraestrutura integram os serviços das equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Enquanto a cidade dorme, um conjunto de atividades é realizado para garantir o ir e vir da população em ruas e avenidas, promovendo a estrutura adequada e com iluminação que possibilite a plena visibilidade e segurança.

Na infraestrutura e em todas as áreas de interesse público, as equipes que compõem a gestão do prefeito Edivaldo estão de prontidão para garantir que as demandas do cidadão sejam atendidas com a prestação de um serviço público de qualidade, destaca o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.


"O trabalho é contínuo e impacta positivamente na mobilidade urbana. São ações que melhoram ruas e avenidas, além de modernizar o sistema de iluminação. Trabalhamos todos os dias, sob a orientação do prefeito Edivaldo, em várias frentes de serviços para o melhor bem estar da população", reforça o secretário.

PAISAGISMO


A gestão do prefeito Edivaldo tem investido também na área de paisagismo, tornando São Luís uma cidade mais verde, florida e ambientalmente sustentável. Ao longo dos últimos cinco anos e meio, as iniciativas implementadas pela Prefeitura na cidade transformaram espaços antes degradados em áreas muito mais verdes, bonitas e aprazíveis. As ações são executadas pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), por meio do macroprograma São Luís Cidade Jardim, iniciativa municipal que visa à arborização urbana com intervenções paisagísticas em logradouros públicos da cidade, entre estes estão praças, avenidas, canteiros centrais, rotatórias, áreas de vivência, pontos turísticos, entre outros.

As intervenções, além de promover melhorias estruturais a estes logradouros, contam também com projetos paisagísticos idealizados especialmente para embelezar cada um desses recantos da capital, proporcionando-lhes mais beleza, o colorido das flores e o verde das plantas regionais. A manutenção paisagística, além de preservar a beleza da vegetação urbana, garante mais visibilidade e possibilita maior luminosidade e segurança para os moradores que transitam nas áreas e principalmente aos motoristas.


Além de espaços em áreas do Centro da capital, a Prefeitura de São Luís tem investido também na manutenção de jardins de canteiros e rotatórias situados nas principais avenidas da cidade. O trabalho de manutenção nos logradouros públicos da cidade faz parte do eixo Jardim da Minha Rua, braço do São Luís Cidade Jardim.

0 comentários:

Postar um comentário