terça-feira, 16 de outubro de 2018


Nova edição do Baile Black da Rádio Zion acontece neste sábado, 20, a partir de 19h30, no Laborarte (Casarão 42 – Beira Mar). Uma noite dedicada aos gêneros musicais que emergiram e beberam da rica fonte cultural dos nossos ascendentes africanos.

Discotecagem de raridades originais direto dos vinis com DJs Joaquim Zion, Marcos Vinícius do Radiola Reggae e Vanessa Serra, muito som com roots reggae, samba rock, original funk, dub, afro beat, MPB e outros.


A realização do Baile Black da Rádio Zion tem como objetivo de arrecadar fundos para a manutenção do Jardim Guará Mirim, para abrir a turminha do 1º ano e fortalecer o movimento de música e fraternidade.

Rádio Zion é título do projeto de discotecagem do vinil realizado pelo colecionador e produtor cultural, Joaquim Zion. O Radiola Reggae é referência nos programas de reggae da ilha, comandado pelo jornalista e radialista Marcos Vinícius há 17 anos. Ambos são pesquisadores de música e colecionadores de vinis. Juntos, a equipe Rádio Zion & Radiola Reggae completam 21 anos de carreira, este ano, como pioneiros na discotecagem do vinil no Maranhão.

PRA SABER MAIS:


A Rádio Zion tem o slogan “Som pra dançar e pensar”, com a proposta de difusão dos ritmos clássicos para o público ouvir, pensar, relaxar e dançar. No repertório, raridades de uma coleção iniciada em 1979 com muitos estilos que vão de Roots reggae, Samba rock, Original funk, Dub, Afro beat, MPB entre outros gêneros musicais afins compõem a atmosfera da festa.  Colecionador de vinil, desde os 16 anos, Joaquim Zion deu início ao projeto de discotecagem nos anos 90, quando era empresário da Banda Mystical Roots. O projeto Rádio Zion deu seus primeiros passos durante os Shows da banda apresentando obras-primas do reggae de raiz. São vinte anos de discotecagem da Rádio Zion, com destaque para as produções do “Baile Black da Rádio Zion” e a “Sexta do Vinil”, compartilhando informações musicais de verdadeiras obras-primas e raridades de um acervo de mais de cinco mil discos de vinil.


Marcos Vinícius é DJ, jornalista e radialista. Além do Radiola Reggae (Rádio Difusora FM), ele comanda os programas Universidade do Reggae, Super Tarde 106 e o Samba pede passagem, na Rádio Universidade FM. É um dos profissionais da comunicação mais ecléticos no Maranhão. Representa o original reggae roots em todo o Estado e também no Brasil, já tocou em Belém (PA), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).

Vanessa Serra é jornalista e Vinyl DJ. Colecionadora de discos. Começou a discotecar profissionalmente, em dezembro de 2016, exclusivamente, com seus vinis (LPs e compactos). Na linha analógica, criou um estilo e tornou-se pioneira na representatividade feminina dentro deste mercado do Maranhão. Apresenta pesquisa musical, ‘feeling’ apurado e muita versatilidade em cada ‘set’ musical realizado.

Por dois anos consecutivos, é DJ oficial do Lençóis Jazz & Blues Festival, em Barreirinhas – MA (2017 – 2018). Este ano, fez parte da programação cultural do SESC Circo, do Movimento Cidade e do I Waka Innovation Festival. Ano passado, participou de edições anteriores do Baile Black e de outros importantes projetos culturais como o Festival BR 135, RicoChoro ComVida, Ponta do Bonfim – Amizade, Música e Pôr do Sol, Festival Elas e Conexão Dança. Mantém agenda periódica no circuito de bares e eventos em São Luís.

SOBRE O JARDIM GUARÁ MIRIM – É um jardim de infância inspirado na Pedagogia Waldorf. Fica localizado em São Luís do Maranhão, cujas atividades iniciaram em fevereiro de 2015. O Jardim, principal projeto da Associação Guará Mirim, teve origem a partir de uma iniciativa de pais e professores que estavam em busca de uma educação mais holística, a qual prioriza a importância na relação da criança com o mundo e a liberdade para pensar, sentir, criar e brincar, e que as motive a buscar seu próprio caminho nesse mundo.  Em 2017 o Jardim Guará Mirim vai atender 24 crianças de 18 meses a seis anos de idade, em duas turmas: maternal e o jardim de infância. É importante ressaltar que apesar de estar em funcionamento desde 2015, somente em junho do ano passado, a Associação Jardim Guará Mirim foi formalizada. Desde o início de sua atuação, o Jardim Guará Mirim conta com a tutoria da professora Cristiane Lima, da Escola Waldorf de Recife e da consultoria do especialista em pedagogia Waldorf, Peter Biekark. É importante destacar que na Pedagogia Waldorf, a proposta é oferecer às crianças, brinquedos os mais naturais possíveis, pois brinquedos de plástico são frios, por isso a prática é ofertar às crianças brinquedos de madeira, de lã natural, de tecido de algodão, feltro, sementes e couro.

​Para Rudolf Steiner (1861-1925), filósofo austríaco que desenvolveu a Pedagogia Waldorf, a criança precisa vivenciar a beleza do mundo: "O mundo é belo" é a frase que resume esta primeira fase da vida.  Em seu livro The Kingdom of Childhood (O reino da infância), Steiner afirma que a criança deve ter poucos, porém belos brinquedos.


SERVIÇO PARA AGENDA:

BAILE BLACK DA RÁDIO ZION

DJs Joaquim Zion, Marcos Vinícius e Vanessa Serra

Sábado, 20 de outubro, a partir de 19h30.

Laborarte (Casarão 42 – Beira Mar).

R$ 20.

Reservas de ingressos e informações: 98 98849 9016

0 comentários:

Postar um comentário