terça-feira, 16 de outubro de 2018

Os pesquisadores Mariana Antônio dos Santos e Everaldo Almeida Coelho do Observatório do Turismo do Maranhão vinculados ao Grupo de Pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio” da Universidade Federal do Maranhão, coordenado pelo Professor Dr. Saulo Ribeiro dos Santos fizeram levantamento entre os dias 05 a 10 de outubro de 2018 com meios de hospedagem das cidades de Alcântara, Barreirinhas, Carolina, Imperatriz e Tutóia para identificar a taxa de ocupação hoteleira durante o período do feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 a 14 de outubro de 2018).

A metodologia utilizada consistiu em ligações para os empreendimentos pré selecionados das cidades mencionadas totalizando em 106 estabelecimentos hoteleiros, a saber:

1. Alcântara – 10 meios de hospedagens pré selecionados, sendo que 3 responderam;
2. Barreirinhas - 49 meios de hospedagens pré selecionados, sendo que 20 responderam;
3. Carolina – 21 meios de hospedagens pré selecionados, sendo que 6 responderam;
4. Imperatriz – 22 meios de hospedagens pré selecionados, sendo que 5 responderam;
5. Tutóia – 6 meios de hospedagens pré selecionados, sendo que 3 responderam;

Os resultados apontam que a média da taxa de ocupação dos meios de hospedagens da cidade de Alcântara foi de 49%, já a cidade de Barreirinhas foi de 77,17%, a cidade de Carolina ficou em 87,47%, já Imperatriz com 27,29% e Tutóia com 97,22%.

É fundamental construir um histórico de taxas de ocupação dos meios de hospedagem para que se possa fazer análises comparativas a cada ano. O objetivo é manter a parceria para que se consiga anualmente apresentar dados específicos deste período e também de outras datas festivas que promovam fluxo de turistas.

Acompanhar a taxa da ocupação hoteleira tem sido uma preocupação permanente do Observatório do Turismo do Maranhão para justamente criar uma linha do tempo anual com todas as informações necessárias sobre este assunto relacionado ao turismo no Maranhão. 

Desde o final de 2016, o Observatório do Turismo do Maranhão tem realizado diversas pesquisas com o objetivo de atualizar os dados estatísticos dos dez polos turísticos do Maranhão. Algumas foram inéditas e outras estão complementando informações quanto à demanda turística. 


0 comentários:

Postar um comentário