quinta-feira, 25 de outubro de 2018
Durante a visita nesta quinta-feira (25), o prefeito constatou as melhorias do serviço a partir dos investimentos feitos pela Prefeitura: fim da semana de marcação de consultas e exames, marcação agora é diária; redução das filas e ampliação do número de atendimento


"Com as melhorias implantadas na Cemarc garantimos mais dignidade para quem busca marcação de consultas e exames", disse o prefeito Edivaldo ao visitar, na manhã desta quinta-feira (25), a Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc), na Alemanha. Com as melhorias realizadas no local, a Prefeitura de São Luís conseguiu triplicar o número de atendimentos, que passou de aproximadamente 6.500 consultas/mês para cerca de 19 mil atendimentos realizados mensalmente.

Os bons resultados foram alcançados graças à implementação da nova sistemática de agendamentos, implantada pela Prefeitura há três meses e que reduziu o tempo de espera, melhorou o fluxo de atendimento e o volume de procedimentos médicos ofertados. Umas das ações que contribuíram para isso foi o fim da semana de marcação de consultas, que concentrava os agendamentos em apenas cinco dias úteis do mês. Agora, a marcação pode ser realizada em qualquer dia, em uma das 22 unidades da Cemarc, não necessitando mais esperar pelo início de cada mês para realizar agendamento.

Algumas especialidades médicas muito demandadas, como ortopedia, por exemplo, que antes das mudanças ofertava uma média de 78 consultas/mês, hoje, o volume de agendamento nessa área chega a quase 600 consultas mensalmente, sem falar no número de exames que passou de 85 para mais de 1.400 procedimentos/mês. "Mas o trabalho é contínuo e vamos permanecer vigilantes para ofertamos à população um serviço ainda mais qualificado", frisou o prefeito Edivaldo que na visita à Cemarc esteve acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, e pela secretária adjunta de Ações de Saúde, Natália Mandarino.

Esses são apenas alguns números positivos resultantes da transformação da sistemática de atendimento e melhoria do serviço na Cemarc. O último balanço realizado na área aponta que todos os procedimentos de saúde ofertados na rede tiveram crescimento significativo. Segundo o secretário Lula Fylho, a melhoria é resultante de um trabalho feito com muito planejamento e organização, por determinação do prefeito Edivaldo, no qual foram mapeadas 41 intervenções discutidas em reuniões semanais e implementadas uma a uma.

"É emblemático chegar aqui e poder ver que as pessoas não precisam mais dormir na fila para conseguir pegar uma senha e agendar sua consulta. No processo de mudança da sistemática de atendimento mapeamos os grandes gargalos no serviço e traçamos as medidas que deveriam ser adotadas para resolver cada um deles. O resultado é que temos hoje, sem dúvida, um atendimento amplamente melhorado. Também conseguimos aumentar a oferta de consultas e procedimentos para especialidades altamente demandadas, como é o caso também da cardiologia, urologia e proctologia, assim como também para os exames muito procurados pela população, como ressonância magnética e tomografia, por exemplo", observou Lula Fylho.


CRESCIMENTO DA OFERTA

Em um comparativo feito entre o mês de janeiro, quando ainda não havia sido implantado o novo formato de atendimento, e o mês de julho passado, por exemplo, dá pra se ter uma ideia do crescimento na oferta desses serviços especializados. Em julho, foram realizados 556 atendimentos de ortopedia, sendo que em janeiro foram realizados apenas 76 procedimentos. O mesmo se percebe com o atendimento em urologia, que realizou só em julho 511 procedimentos, ao passo que em janeiro foram 364. O atendimento em proctologia também contabilizou resultados positivos no número da oferta, aumentando de 372, em janeiro, para 417, em julho.

Com a reestruturação da sistemática de agendamento, que proporcionou uma dinâmica muito mais eficaz para a marcação de procedimentos médicos especializados, o município conseguiu também outros feitos nunca antes observados, como aumentar o número de vagas para exames de alta complexidade e zerar as filas para alguns procedimentos.

A fila para marcação de exames de ressonância magnética, tomografia, cintilografia e densitometria, por exemplo, é uma delas. "Contrariamente ao que acontecia antes, quando as pessoas esperavam várias semanas e, às vezes, até meses, para realizar seu exame, atualmente, a pessoa chega à Cemarc e já sai com o procedimento agendado, sem precisar enfrentar mais a longa espera para conseguir fazer esses exames", enfatizou o coordenador da Cemarc, Heberth Sandro Bezerra.

A mudança na sistemática de atendimento também passou a ofertar outros procedimentos que não eram disponibilizados na rede e ampliou a oferta de exames realizados em convênio com o Hospital Universitário (HUUFMA), entre eles estão cateterismo, arteriografia, ecodoplercardiograma, broncoscopia, radiologia e outros. Com isso, o numero de exames dessas especialidades passou de 1.016, em janeiro, para 1.858, em junho.

Outro dado relevante resultado da mudança no serviço foi verificado também no atendimento oftalmológico. Nessa área, a Prefeitura conseguiu dobrar a oferta total de consultas disponibilizadas para as Cemarcs, elevando de 3.971, em janeiro, para 6.083, em julho. A oferta de novos serviços que antes não eram agendados pela Cemarc, como nutrição, dermatologia, odontologia, entre outras áreas, também são benefícios proporcionados com a reestruturação do setor.

DESISTÊNCIAS

A partir da ampliação da oferta de vagas, a Secretaria Municipal de Saúde observou também um número maior de desistência das consultas, ou seja, as pessoas marcam a consulta ou o exame, mas não comparecem ao local para realizá-lo e nem informam à central sobre sua desistência.

Com relação a essa observação, Lula Fylho destacou que essa situação pode ser atribuída a diversos fatores, inclusive ao fato de que, hoje, as pessoas têm maior facilidade para marcar os procedimentos que deseja, já que não precisa mais pegar senha, nem esperar nas longas filas.

"Com relação ao grande número de desistência, é necessário que alertemos à população que isso prejudica todo o sistema, pois o médico está lá esperando, o equipando foi reservado para seu atendimento e a pessoa não comparece, tirando a vaga de outro paciente que poderia ser atendido naquele horário", alertou o titular da Semus.


MELHORIAS

A modernização e melhoria do atendimento na Cemarc é mais uma ação desenvolvida pela Prefeitura de São Luís, por orientação do prefeito Edivaldo, para proporcionar mais agilidade aos serviços de saúde da capital e promover o bem-estar da população. O processo de mudança na Cemarc, que registra atendimento de aproximadamente 40 mil pessoas por mês, teve início em agosto de 2017, quando foi iniciado o mapeamento das necessidades e dos problemas para compreensão do fluxo de marcação.

Com organização e planejamento, o município consegue registrar sobra de vagas em torno de 60% dos procedimentos disponíveis, entre estes estão exames de raio x, broncoscopia e cirurgia torácica, por exemplo.

O coordenador da Cemarc, Herbeth Sandro Bezerra, ressalta ainda que, além da redução das filas, da diminuição do tempo de espera pelo atendimento e da humanização do serviço, outros pontos positivos proporcionados pela mudança na sistemática de agendamento na Cemarc já podem ser observados. "Com o atendimento diário temos agora um melhor controle da oferta de consultas e uma redução significativa da perda primária, que é quando sobram vagas por falta de pacientes que deixavam de agendar a consulta na semana predeterminada, como era antes", explica o coordenador.

Entre as especialidades médicas que podem ser agendadas diariamente na Cemarc estão mastologia, proctologia, hematologia, nefrologia, oncologia infantil, gastropediatria, urologia, neurocirurgia, cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia pediátrica, cirurgia do aparelho digestivo, oftalmologia, nutrição, dermatologia, odontologia entre outras especialidades. Na Cemarc da Alemanha, que realiza somente agendamentos prioritários, o atendimento é feito das 8h às 17h. Já nos demais pontos de marcação localizados na cidade, o atendimento é feito das 7h às 13h.

AVANÇO

A maior oferta de vagas, a redução das filas e o atendimento agora diário são os principais aspectos comemorados pela população com a reestruturação da Cemarc. A aposentada Benedita Silva, 68 anos, esteve pela manhã na Cemarc e conseguiu agendar tanto a tomografia como ultrassonografia prescrita por seu médico. Ela revela que a melhoria no atendimento é visível. "Além do aumento de vagas em várias especialidades, tem muito mais atendente no setor, o que proporciona mais agilidade no atendimento e não precisamos ficar aqui a manhã toda", disse.


O agendamento contínuo, ao longo de todo o mês, foi destacado pela autônoma Ana Lúcia Cantanhede, 57 anos, como o aspecto mais positivo entre as mudanças adotadas pela Prefeitura na Cemarc. "Por várias vezes tive que dormir na fila para conseguir uma consulta. Hoje venho aqui e agendo todo o atendimento que preciso com muita tranquilidade e rapidez. A mudança foi, com certeza, para muito melhor em todos os aspectos", disse ela.

A dona de casa Maria Piedade dos Santos, 59 anos, também enalteceu as melhorias proporcionadas ao setor. "Consegui agendar facilmente a consulta para oftalmologia. Antes a gente esperava vários meses para conseguir marcar. Agora, só em não ter mais aquele sistema de senhas para conseguir ser atendido, já é uma mudança maravilhosa, principalmente para os idosos", concluiu ela.

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