terça-feira, 30 de outubro de 2018

Moradoras da área Itaqui-Bacanga, em São Luís, serão atendidas, nesta quarta-feira (31), das 8h às 18h, com coleta de material para o exame preventivo (Papanicolau) e de mamografia, imunização e palestras educativas na unidade móvel da Carreta da Mulher Maranhense. 

A unidade ficará instalada no estacionamento do Centro Pedagógico Paulo Freire, no campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Com a ação, o Governo do Maranhão amplia o alcance do tratamento e diagnóstico de câncer de mama, assim como casos de câncer de colo do útero durante a campanha do Outubro Rosa.  Os procedimentos de rastreamento de oferta de exames fazem parte da ação conjunta das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e Mulher (Semu). 

“A maior importância da parceria é proporcionar vários serviços essências às mulheres. A cada ação realizada muitas mulheres conseguem identificar a doença no início. Caso o laudo do exame aponte algum indício da doença, de imediato a paciente é encaminhada para começar o tratamento no hospital e as chances de cura aumentam”, destaca a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort. 

Unidade móvel na vila palmeira 


Desde segunda-feira (29) o Governo do Estado oferece atendimento das unidades móveis da Carreta da Mulher Maranhense, instaladas no Parque Folclórico, no bairro Vila Palmeira. O atendimento continuou, nesta terça-feira (30), das 8h às 12h. 

A comerciária Cláudia Campos, de 51 anos, moradora do Vila Passos, compareceu à carreta para realizar o preventivo. “Soube da oportunidade no programa de rádio e pude, logo, fazer o exame, além de ter vacinado. É muito bom poder fazer um exame tão importante perto de casa. Não abro mão de cuidar da minha saúde”, contou.


Rosângela Santos Gomes, 47 anos, que também participou da ação, disse que, frequentemente, realiza os exames de rotina. “Quando fiquei sabendo que era muito fácil ter acesso ao exame aqui na carreta, aproveitei para fazer esse acompanhamento. Acho importante esse incentivo para toda mulher manter em dia o cuidado com a saúde”.

Durante as ações da carreta são disponibilizados exames de rastreamento de câncer de mama e de coleta de material para o preventivo, além de palestras sobre enfrentamento a violência contra mulher e direitos sexuais. “Com o auxílio da Carreta da Mulher e do Mamógrafo Móvel estamos conseguindo levar os serviços de saúde para próximo da população”, destaca a supervisora geral da carreta, Nayanne Lara.

Fonte: SES
Texto: Michel Sousa

0 comentários:

Postar um comentário