segunda-feira, 29 de outubro de 2018
Prática foi realizada com sucesso para aumentar sinergia entre equipes


A prática de job rotation ou troca de função é adotada por empresas de todos os portes e segmentos com os objetivos de desenvolver times de colaboradores mais unidos, polivalentes em funções diversas e acima de tudo, com maior foco na excelência máxima de serviços que tanto é exigida em todas as áreas no mundo corporativo.

Na “troca de função” colaboradores de áreas diferentes vão vivenciar de forma prática as tarefas de seus colegas de outras áreas, colocando literalmente a “mão na massa” para melhor entender a complexidade e dificuldades dos diversos processos no ambiente de trabalho. Foi exatamente isso o que foi vivenciado essa semana pela equipe de liderança do Hotel Luzeiros São Luís, sob a supervisão geral do Diretor Comercial da rede de Hotéis Luzeiros Dagoberto Silva, que teve a iniciativa do treinamento envolvendo cerca de 20 líderes.


Um gerente de recepção virou faxineiro por um dia, e colocou a mão na massa nessa função para então entender melhor os requisitos para fazer um bom trabalho de limpeza. O encarregado de manutenção virou atendente da recepção, e pode vivenciar na prática a pressão que um recepcionista enfrenta quando um hóspede liga reclamando que seu chuveiro parou de funcionar e que ele precisa da questão resolvida imediatamente, e que dependerá da agilidade do encarregado de manutenção para solucionar. Em suma, quem entende melhor a necessidade do colega, vai poder ajudar ainda mais após essa atividade!

“O grande benefício imediato dessa atividade é fazer com que cada liderança entenda melhor qual o seu propósito dentro do hotel e como as mais diversas funções estão interligadas no cotidiano da empresa. Outro ganho é de aspecto motivacional, pois os colaboradores operacionais melhoram sua auto - estima à partir do momento em que seus colegas, em especial seus líderes, passam a entender melhor a importância de suas funções, valorizando a todos como peças estratégicas dentro dessa grande engrenagem que é um hotel. Fizemos a troca de funções pela primeira vez no Hotel Luzeiros São Luís e foi maravilhoso para todos”, analisa o Diretor Dagoberto Silva.

Mais que positivo, o resultado final foi surpreendente e emocionante, com grande lições como fruto:


“Nessa atividade pude ficar mais próximo da governança, que é o setor que a recepção – que é a minha área de atuação real  - mais cobra dentro do hotel, pois precisamos do quarto limpo pontualmente na hora do check in de um hóspede. Hoje, percebi que o trabalho de preparar um quarto não é tão fácil, tem certos macetes e técnicas para deixar uma cama aconchegante, como limpar bem, etc... Já trabalhei em outras áreas da hotelaria, mas nunca antes havia trabalhando na governança. Agora com essa atividade mudou a minha visão totalmente e aumentou o meu respeito pelos colegas dessa função que é essencial para a satisfação final do nosso hóspede”, declarou Pablo Buás, Supervisor de Recepção do Luzeiros São Luís  que foi ser camareiro por um dia.

Treinar para desenvolver e crescer é a receita de sucesso que o Diretor do Luzeiros São Luís Dagoberto Silva adota há cerca de três anos, quando desenvolveu um programa interno customizado de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores do hotel. Um exemplo de quem cresceu na empresa e viu seu trabalho estimulado foi a jovem Dayane Santana, que entrou há sete anos no Luzeiros como jovem aprendiz e acabou sendo efetivada pela empresa. Após passar por várias funções, atualmente é elogiada como Gerente de Recepção. Outro que teve sua vida transformada na hotelaria foi João dos Santos, de 27 anos

“Há cerca de dois anos comecei a trabalhar no hotel como lavador de louças e hoje sou Gerente de Conservação e Limpeza. Antes eu trabalhava sem carteira assinada na praia vendendo picolé. Entrei no Luzeiros para fazer um extra como limpador de entulho em uma obra e recebi uma chance para ser efetivado. Hoje me sinto um líder capaz para aprender tudo e polivalente; e não quero parar de aprender e crescer ainda mais. O Hotel Luzeiros mudou a minha vida”, disse emocionado João dos Santos.

0 comentários:

Postar um comentário