sexta-feira, 5 de outubro de 2018
A informação foi divulgada na data em que se comemora o dia nacional da Micro e Pequena Empresa. De acordo com a instituição agora há cerca de 180 mil MPEs ativas no estado


São Luís - No dia em que se comemora o dia nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE), o Maranhão tem muito o que comemorar.  Isso porque 2018 mostrou uma expansão do número de empresas ativas em funcionamento no estado, que saiu de 134 mil em 2014 e deverá fechar este ano com um número superior a 180 mil empresas, o que representa um crescimento de cerca de 35% no período.

Este crescimento é particular mente perceptível entre os Microempreendedores Individuais (MEI), que soma quase metade das MPEs maranhenses. De acordo com dados levantados junto o Portal do Empreendedor, mantido pelo Governo Federal, hoje há 88.984 MEIs ativos no estado, o que quer dizer um crescimento de 12,5% este ano.

As MPEs maranhenses hoje representam cerca de 95% do total de empresas registradas e em atividade no estado e são responsáveis por cerca de 56% dos cerca de 700 mil empregos formais gerados no estado.  

“As Micro e Pequenas empresas tem um papel importante na manutenção da economia local e na circulação de riqueza no nosso estado, assim como no Brasil. Nós do Sebrae, junto com nossos parceiros no poder público e das entidades privadas, temos feito muito esforço para criar um ambiente propício para o desenvolvimento dos pequenos negócios no nosso estado, afirmou o Diretor superintendente do Sebrae, João Martins.


Este esforço que o Sebrae no Maranhão e seus parceiros tem feito podem ser traduzidos em números. De acordo com um levantamento feito pela instituição, apenas até agosto deste ano a instituição atendeu mais de 16 mil pequenos negócios maranhenses.

Para isso, os analistas técnicos e consultores credenciados do Sebrae no Maranhão 34.212 horas de consultoria, mais de 26,3 mil sessões de orientação técnica, 336 palestras e oficinas, que capacitaram cerca de 7,5 mil pessoas, além de ter realizado cursos presenciais com mais de 9,6 mil participantes entre empresários e potenciais empreendedores.

“Temos certeza que vamos superar os números do ano anterior quando atendemos quase 25 mil empresas e realizamos mais 50 mil atendimentos para pessoas física e Pessoa Jurídica”, comentou Martins.   

DATA

O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa é celebrado anualmente em 05 de outubro. A escolha desta data é uma homenagem a criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei nº 9.841, de 5 de outubro de 1999), que atualmente é regulamentado pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

“Temos muito a comemorar. Estamos dando passos importantes este ano para tornar o ambiente empresarial maranhense propício para os pequenos negócios. Além de estarmos investindo em infraestrutura, estamos alocando recursos em tecnologia para oferecer os melhores serviços para aqueles que nos inspiram: os nossos clientes”, finalizou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Edilson Baldez das Neves.  

0 comentários:

Postar um comentário