segunda-feira, 8 de outubro de 2018
Seguindo orientação do prefeito Edivaldo várias secretárias organizaram programação voltada para as crianças; as ações nas áreas da cultura, educação, assistência social e esporte acontecem ao longo desta semana e devem reunir um grande número de crianças


Na semana em que se comemora o Dia das Crianças - 12 de outubro - a Prefeitura de São Luís promoverá uma série de atividades voltadas para o público infantil. Diversas ações, que seguem a orientação do prefeito Edivaldo, beneficiarão as crianças em áreas como cultura, educação, assistência social e esporte. A programação acontece ao longo da semana e as atividades incluem contações de histórias, passeios em cinema e outros espaços ao ar livre, além de apresentações culturais em espaços como a Feirinha São Luís.

Entre o público beneficiado com as atividades, estão as crianças atendidas pelos serviços da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). As crianças da Casa de Passagem, abrigo institucional da Prefeitura de São Luís, por exemplo, participarão de um almoço com o tema Floresta Encantada. A atividade, que acontece na segunda-feira (8) abre a programação da semana que inclui passeios em praias, piqueniques e ações sociais que acontecerão no equipamento social.

No Centro Dia Infantil, importante espaço de apoio e orientação para famílias de crianças com microcefalia e outras deficiências, a programação conta com banho de piscina, festa, contação de histórias e outras brincadeiras. Nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de bairros como Vinhais e Janaína as atividades incluem festas de confraternização e convivência com brincadeiras e lanches para a criançada. Além de atrações culturais serão desenvolvidas atividades educativas com a presença do Cidadão Limpeza, personagem criado pela Prefeitura de São Luís para conscientização da população para o descarte correto do lixo.


A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande, conta como as atividades reforçam o trabalho já desenvolvido pelos equipamentos sociais. "A construção da cidadania das crianças e dos idosos se dá também através da possibilidade de vivenciarem o direito ao lazer. Nesta perspectiva, seguindo orientação do prefeito Edivaldo, nossa programação, que conta com atividades internas e externas, tornam os dias de lazer, recreação e entretenimento ainda mais prazerosos e divertidos", ressalta a secretária.

EDUCAÇÃO

Na área da Educação, a semana da criança conta com atividades como contações de histórias, que serão realizadas em escolas da rede municipal de ensino, tendo como suporte o Carro Biblioteca. Entre as unidades que receberão a atividade, entre os dias 8 e 11 de outubro, estão as U.E.B.s Ana Lúcia Chaves Fecury, Saraiva Filho, João Lima Sobrinho, e o Anexo II da Rubem Goulart.

Na U.E.B Honório Odorico Ferreira, escola da Zona Rural, a programação conta com Cinema na Escola, pinturas em rosto, passeio na Vale e oficina de brinquedos com a participação dos pais. Na U.E.B Senador Miguel Lins, na Alemanha, acontecerão atividades recreativas com cama Elástica e pintura, além de oficina de culinária e cineminha e distribuição de brinquedos.

No dia 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças, o prefeito criança Thiago Cutrim e sua vice, Kimberly Saori, participarão do evento "Brincando, reciclando e do planeta cuidando", promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ/MA). O projeto Prefeito Criança é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e tem o objetivo de despertar a consciência política e social das crianças e adolescentes da rede pública municipal de São Luís, além de incentivá-las a conhecerem os trabalhos do Legislativo e Executivo Municipal.


"O Currículo para as crianças considera como eixos a brincadeira e as relações sociais que ela mantém com os outros colegas e com os adultos também. As ações lúdicas, realizadas na escola, garantem o desenvolvimento da inteligência emocional do estudante e também de sua cognição e percepção do mundo. Por isso, a orientação da secretaria é que todas as atividades sejam pensadas para fomentar o desenvolvimento pleno, inteiro da criança", disse o secretário Municipal de Educação, Moacir Feitosa.

CULTURA

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) também beneficia os estudantes durante as comemorações semana da criança. Com o desenvolvimento do programa Ponto a Ponto, estudantes da rede municipal de ensino estão tendo acesso a diferentes segmentos culturais. Na próxima semana, alunos da U.E.B Justo Jansen e da U.E.B Bandeira Tribuzzi visitam o Laborarte, que desenvolve oficinas de teatro, tambor de crioula, dança do cacuriá e ritmos populares maranhenses. Já os estudante da U.E.B Luís Serra terão a oportunidade de conhecerem o Grêmio Recreativo Escola de Samba Flor do Samba.


O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, destacou a importância da ação. "O projeto São Luís de Ponto a Ponto tem como uma das prioridades levar as crianças para conhecer a nossa cultura popular a partir das experiências dos grupos da Rede São Luís de Pontos de Cultura. Estamos intensificando as ações neste mês de outubro de uma forma celebrativa, em alusão ao Mês das Crianças", afirmou o titular da Secult.

FEIRINHA SÃO LUÍS


Promovida aos domingos na Praça Benedito Leite, na área do Centro Histórico de São Luís, a Feirinha tem atraído grande público a cada edição. Em conformidade com o calendário de comemorações, edições da feirinha já homenagearam pais e mães, por exemplo. No domingo (14) atividades específicas serão oferecidas ao público infantil como apresentações culturais, brinquedoteca e contação de histórias. O objetivo é atrair o público infantil, oferecendo às crianças e aos pais uma opção de lazer gratuita.

0 comentários:

Postar um comentário