sábado, 27 de outubro de 2018

O Secretário Adjunto  de Cultura e Turismo do Maranhão, Hugo de Paiva Veiga assumiu a direção do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (FORNATUR), que significa que o Maranhão pode atuar com maior protagonismo nas decisões do Conselho Nacional e nas ações de fomento do Plano Nacional do Turismo.

Sobre o FORNATUR - O Fórum foi criado em 2000 para ser um colegiado dos secretários de Estado de Turismo ou presidentes de Órgão Estaduais de Turismo e, tem como objetivo, deliberar sobre temas relevantes para o setor, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais, constituindo-se um bloco de expressão técnica e política. O bloco se reúne, em média, a cada dois meses, durante eventos turísticos de grande projeção.


O presidente do FORNATUR tem assento no Conselho Nacional do Turismo e atua junto a este órgão no assessoramento ao Ministério do Turismo para elaboração e implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do setor.

Em conversa com este jornalista, Hugo Veiga falou sobre as pautas, que permearão a sua atuação frente a este colegiado. Confira: 

Jornal Cazumbá- Podes falar sobre o FORNATUR?

Hugo Veiga - O FORNATUR foi criado em 2000 e tem atuado fortemente em prol do Turismo Nacional, inclusive tendo direito a assento no Conselho Nacional de Turismo. Tem participação de todos os Estados da federação através de suas secretarias/autarquias de turismo.

JC O Maranhão já tinha assento do fórum e como se deu tua escolha, uma vez que o mesmo é composto somente pelos titulares das pastas de turismo? 

HV - Faço parte do Fórum desde 2016, primeiramente como suplente do Secretário Diego Galdino, em 2017 (com a anuência do Secretário Diego) fui eleito pra mesa diretora como o representante do Nordeste (por unanimidade e sendo a primeira vez na história do Fórum que o Maranhão ocupava esse espaço) e em 2018 compus a chapa que concorria à presidência do Fórum encabeçada pelo Secretário de Minas Gerais Gustavo Arrais, como segundo vice presidente,  a chapa sendo eleita por unanimidade. E agora nas mudanças de Secretariado por conta das eleições municipais, ascendi ao Cargo de Presidente do FORNATUR (com o apoio mais uma vez do Secretário Diego Galdino e do Governador Flávio Dino) e com o apoio de todos os Secretários.

JC - O que isso representa para o Maranhão?

HV - Este é momento ímpar na história do Turismo no Maranhão, pela representatividade do cargo a nível Nacional junto à EMBRATUR e MTUR, com direito a um assento no Conselho Nacional de Turismo, onde as principais decisões e direcionamentos da política nacional de turismo são tomadas ou discutidas. Além, é claro, do reconhecimento do nosso trabalho, pelos colegas Secretários e Dirigentes Estaduais pela nossa defesa de pautas importantes para o Turismo Nacional, como a Política de Céus Abertos (um absurdo só quatro companhias aéreas voarem no País), liberação de visto para mercados estratégicos de emissão de turistas internacionais para o Brasil como o Mercado Norte Americano e Japonês, liberação dos Cassinos, mudanças na estratégia de Promoção, Marketing e Apoio a Comercialização da EMBRATUR para que seja feita com base sobre uma matriz de atratividade direcionada a unicidade de cada unidade da federação, etc. O Maranhão terá mais voz e vez nos pleitos a serem feitos no MTUR e EMBRATUR.


JC - O Fornatur tem algum papel relevante nas políticas de turismo do país?

HV - O FORNATUR tem assento no Conselho Nacional de Turismo, é o órgão que faz sempre às aberturas dos Eventos de Turismo mais importantes do País, como WTM, ABAV, FESTURIS, etc. O FÓRUM participa das reuniões de alinhamento das políticas públicas de turismo, tanto com MTUR e EMBRATUR, além de ser parceiro da ANSEDITUR - Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo Municipais.

JCQual será a postura do FORNATUR junto ao novo governo que se avizinha?

HV - O FORNATUR é um Fórum independente e apartidário, nossa bandeira é a do Turismo. Trabalharemos, como sempre, de forma profissional e assertiva, buscando soluções e avanços para o Turismo no Brasil, independentemente de quem seja o Próximo Presidente da República.

JC Alguma meta o proposta para teu exército frente está entidade?

HV - Este é um momento delicado e de transição no Brasil. Vários Secretários e Dirigentes de Turismo Estaduais devem mudar por conta dos resultados eleitorais nos Estados. O Próprio Ministério do Turismo e a EMBRATUR devem passar por mudanças profundas. Meu maior desejo é que as pautas que sempre defendi e que me conduziram a este posto avancem. Acredito que conseguirmos (e estou empenhado nisso) será um grande avanço para a atividade turística no País.

0 comentários:

Postar um comentário