sábado, 6 de outubro de 2018


Elemento fundamental à cadeia turística, o guia de turismo trabalha com a condução de pessoas ou grupos em traslados, viagens, visitas e passeios, passando orientações sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros assuntos que sejam de interesse do turista. Trabalha também com a organização e a elaboração de roteiros e itinerários de acordo com as necessidades dos visitantes. Contudo, para conseguir executar estas tarefas de modo eficiente e satisfatório, é essencial uma formação que permita o desenvolvimento de uma visão crítica, a construção de um repertório diversificado, o estudo de novas culturas e a prática de atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas; indicadores basilares para a constituição de um profissional qualificado.

Baseado nesse perfil buscado pelo mercado de trabalho, o Senac oferece o curso de Técnico em Guia de Turismo focando na promoção de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades e valores de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.

Por isso, durante o curso o aluno passará por 08 unidades curriculares nas quais desenvolverá competências como intermediar as relações entre visitantes, comunidade e prestadores de serviços turísticos.

Na primeira unidade o objetivo é ensinar a estruturar roteiros e itinerários. Para isso, o aluno aprende a: coletar dados sobre destinos, atrativos, equipamentos turísticos e infraestrutura, organizando as informações mais relevantes para a elaboração do roteiro; entende como selecionar locais e roteiros de interesse turístico de acordo com as especificações do demandante; assimila o modo de organizar o plano de viagem e o cronograma da programação do roteiro ou itinerário, conforme demanda.

As unidades seguintes ficam responsáveis por explicar como planejar e organizar a execução de roteiros e itinerários turísticos; incluem conhecimentos sobre como conduzir visitantes na realização de roteiros turísticos; tratam de instruir como prestar informações turísticas no contexto local, regional, nacional e da América do Sul. Há, também, uma unidade voltada para o preparo do aluno no que diz respeito a assistir visitantes durante a realização dos roteiros turísticos, o que abrange acionar autoridades competentes, auxiliando a solução de intercorrências relacionadas à segurança e documentação; providencia assistência à saúde conforme necessidade do visitante e rede disponível na localidade; e presta primeiros socorros em casos emergenciais.

Nas cidades turísticas o mercado é mais aquecido, porém, a área de atuação é vasta e permite uma variedade de oportunidades de emprego mesmo em localidades onde o receptivo turístico é menor que o emissivo. É possível encontrar vagas em agências de viagem e operadoras, em órgãos turísticos públicos e privados, em hotéis, cruzeiros, empresas aéreas, eventos, museus, parques, ecoturismo, turismo para prática de esportes radicais, ou até mesmo como autônomo e dando consultorias.

Outro ponto importante é saber um segundo idioma, pois é substancial para atender a um público maior e prestar um serviço mais completo. Entender de artes, geografia e história são pontos que ajudam na desenvoltura do guia de turismo e que contribuem para enriquecer a experiência e ampliar as informações passadas aos turistas.

Se você ficou interessado nesta carreira, não perca tempo e matricule-se. Para ingressar na próxima turma, que possui 800h de carga horária, é necessário ter 17 anos no ato da matrícula, e estar cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio; ou ter Ensino Médio completo ou equivalente. A previsão de início é dia 15/10. Para outras informações, ligue: 3198 1103 e 3198 1101.

0 comentários:

Postar um comentário