Assembleia Legislativa

São João do Maranhão 2019

terça-feira, 16 de outubro de 2018
A Vale convidou 50 professores da escola pública municipal Amaral Raposo da comunidade de Pedrinhas, zona rural de São Luís, para uma viagem especial no Trem de Passageiros nesta quinta, dia 15, em comemoração à semana do Dia do Professor. O bate papo com especialistas da Vale acontecerá  no vagão social, especialmente equipado para este tipo de evento, no trajeto entre São Luís e Arari. Em Arari, os professores conhecerão a Estação Conhecimento, mantida com o apoio da Fundação Vale. O objetivo da viagem é sensibilizar os educadores para a promoção da convivência segura dos alunos com a Estrada de Ferro Carajás, que fica próxima à escola Amaral Raposo e faz parte da rotina das crianças e jovens daquela região. 

Em Pedrinhas, passam cerca de quatro quilômetros da EFC, onde há diferentes travessias seguras para a comunidade: viaduto, passagem de veículos e passarela. Os jovens de Pedrinhas ainda convivem com a ferrovia Trans nordestina e a BR 135. Por tudo isso, a educação para o trânsito, sobretudo o ferroviário, é uma questão prioritária a ser tratada na comunidade.

A Escola Amaral Raposo - que funciona nos três turnos, atendendo mais de 1.000 alunos - é beneficiada pelo projeto social da Vale chamado "Faço certo, estou seguro!", que visa promover uma cultura de cuidado genuíno a fim de evitar acidentes na ferrovia. A Fundação Vale também já investiu em Pedrinhas, construindo em 2017 uma sala de acolhimento para a Educação de Jovens e Adultos, que promove atividades com crianças, filhos das alunas, ajudando assim a evitar evasão e promover melhor desempenho escolar.

Durante todo o ano, a Vale investe em campanhas educativas em rádio, blitzen, reuniões e visitas ao longo de toda a Estrada de Ferro Carajás para promover uma convivência segura das comunidades com a ferrovia. Um dos destaques desse trabalho são as Caravanas Nos Trilhos, que levam informações de segurança, ações de saúde e geração de renda às comunidades vizinhas à via férrea. Desde que foram iniciadas, as Caravanas já atenderam mais de 27 mil pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel