quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Para alertar os homens sobre os cuidados com a saúde, incluindo a prevenção e o combate ao câncer de próstata e de pênis, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a campanha Novembro Azul, nesta segunda-feira (12). Com o tema “Todo dia é um dia a mais para viver bem”, unidades da capital e do interior do estado intensificarão as atividades voltadas à saúde do homem.

"Estamos realizando uma série de ações na rede estadual de saúde, com o objetivo de sensibilizar os homens a adotar cuidados que previnam o câncer de próstata e outras doenças que também afetam a saúde masculina", explica o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A partir de segunda-feira (12), a SES inicia a programação com atividades simultâneas em unidades da rede estadual de saúde com roda de conversas, palestras, consultas e exames de sangue para detectar o nível de antígeno prostático especifico (PSA). Este exame é importante para o diagnóstico, monitorização e controle da evolução do câncer de próstata.

Na Região Tocantina, o Hospital Macrorregional de Imperatriz realizará exames de ultrassom e PSA, além de roda de conversa para pacientes e acompanhantes. Em Presidente Dutra, o Macrorregional promoverá palestra sobre a importância dos exames da próstata para o público alvo, acima dos 40 anos, além de agendar usuários para realização do procedimento.

Em Timon, o Hospital Regional Alarico Pacheco iniciou o agendamento de exame para PSA. Ao longo do mês, a unidade realizará o rastreamento dos casos com necessidade cirúrgica. Os casos confirmados passarão por procedimento na própria unidade, através do mutirão de cirurgias urológicas. O Hospital também promoverá rodas de conversa com pacientes e familiares.

A programação alusiva ao ‘Novembro Azul’ serão realizadas ao longo do mês, também, no Centro de Especialidades Médicas do Diamante, Centro de Especialidades Médicas da Cidade Operária, Maternidade Benedito Leite, Hospital Regional de Peritoró, Hospital Regional de Chapadinha, Hospital de Paulino Neves, Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão, Hospital Regional Adélia Matos, dentre outras unidades.

Box// PROGRAMAÇÃO SIMULTÂNEA

Dia 12
• Hospital Macrorregional de Imperatriz - Palestras e realização de ultrassom de próstata e PSA para 50 homens;

• Hospital Macrorregional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra - Palestra e realização de exames de PSA, além de dicas de higienização e prevenção para que seja evitado a Síndrome de Fournier;

• Hospital Geral de Peritoró -  Palestra sobre prevenção do câncer de pênis, entrega de material informativo e café da manhã para pacientes;

• Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco – Requisição de exame para PSA;

• Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão – Palestras educativas sobre o câncer de próstata e importância dos exames de sangue, imagem e toque;

•Hospital de Paulino Neves – Atividade de educação em saúde com ênfase na higiene íntima e câncer de pênis.

Fonte: SES
Texto: Michel Sousa

0 comentários:

Postar um comentário