quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Teve início ontem, 20, a primeira etapa da Competição Senac de Educação Profissional, em Vitória (ES). E o primeiro dia já começou surpreendendo os avaliadores e equipe técnica pelo alto nível de conhecimento dos alunos e da infraestrutura montada.

Para a coordenadora técnica das Competições, Dianimer Azevedo, todos os 20 Estados foram para o evento totalmente preparados e alinhados ao modelo pedagógico da instituição. “Estamos surpresos. É notório o salto que houve com relação à Competição anterior. Todos os competidores bem equilibrados e executando as mesmas técnicas”, relatou.

O Maranhão está representado pelo aluno Apolo Campos, que no início de abril foi selecionado para competir na Ocupação “Serviço de Restaurante”. Desde então, ele conta com uma equipe toda voltada para a sua preparação por meio do Programa de Capacitação. Entre as vantagens de passar por esse preparatório estão acompanhamento médico; tutoria de profissionais: Maître/Cozinheiro; expressão oral e idiomas; bolsa/assistência estudantil; plano de saúde subsidiado; entre outros benefícios, atividades e cursos oferecidos para amparar o competidor durante o período preparatório. Foram 04 horas diárias de treinamento até o dia da competição.


Esta seletiva nacional é importante, pois identifica talentos aptos a participarem do processo de preparação que define os representantes do Brasil na WorldSkills, que é a mais importante competição mundial de educação profissional e que em 2019 será sediado na Rússia.

Para orientar e torcer por Apolo, uma equipe técnica do Senac Maranhão viajou junto com o aluno. Os instrutores e avaliadores Edson Pereira e Aldo Martins estão acompanhando tudo de perto, assim como a assessora de Programas Especiais – Maria Leuda de Oliveira Lima. O Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, embarca na manhã de hoje para conferir a competição e participar de uma reunião.

Esse é um momento importante para que a Instituição faça um diagnóstico não apenas dos alunos, mas também do modelo pedagógico adotado. “É uma forma de aprimorarmos ainda mais nosso trabalho. Também é gratificante ver que a Competição acontece exatamente da forma em que foi idealizada”, afirmou a gerente de Educação Corporativa do Departamento Nacional do Senac, Lucia Prado.

As provas continuam até sexta-feira (23), das 08h às 17h30. A entrada é franca.

0 comentários:

Postar um comentário