sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Ação integra a política de estímulo desenvolvida pelo prefeito Edivaldo para a agricultura familiar; barracas foram adquiridas com recurso municipal e os insumos, em parceria com o Governo do Estado


Como parte da política de fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar, valorização dos produtores locais e dos feirantes, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior entregou, nesta quinta-feira (1º), 256 novas barracas padronizadas para feirantes do programa Feira Livre. Na ocasião, entregou também, em parceria com o Governo do Estado, três toneladas de ração para pequenos piscicultores na zona de rural de São Luís. As ações são parte da política da gestão municipal que, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, (Semapa), vem investindo na produção e comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, setor que rendeu ao prefeito Edivaldo a indicação ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2018, pela criação do projeto Feirinha São Luís. Neste mesmo prêmio, o gestor compete ainda com o programa Ecopontos.

No ato, o prefeito Edivaldo afirmou que a Prefeitura de São Luís tem investido fortemente em políticas públicas visando ao crescimento da zona rural e que o fornecimento desses equipamentos se somam a outras iniciativas já implementadas pelo município com esse objetivo.

"A entrega desses produtos é mais um importante apoio que propiciamos aos nossos produtores e feirantes, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de cadeias produtivas importantes, como é a piscicultura, e valorizar, também, a atividade dos nossos feirantes, que passam a trabalhar em barracas melhor estruturadas, com fardamento adequado e melhores condições sanitárias para venderem seus produtos. De forma que a iniciativa vem reforçar as políticas de desenvolvimento do setor agrícolas que já estamos desenvolvendo nos agropolos de nosso município, estimulando o crescimento da agricultura familiar e a geração de emprego e renda no campo", afirmou o prefeito Edivaldo.

A Prefeitura está dispondo aos feirantes sete modelos de barracas padronizadas para cada tipo de produto comercializado. Além das barracas, os feirantes também receberam fardamentos para atuação na atividade. Adquiridas com recursos próprios da Prefeitura de São Luís, os equipamentos vão conferir mais qualidade na comercialização, garantindo melhor acondicionamento e qualidade dos produtos comercializados e melhor atendimento aos clientes. O programa Feira Livre segue como referência de comercialização da produção de hortifrutigranjeiros, cereais, pescados entre outros produtos.

O programa Feira Livre, que este mês completa 30 anos de criação, acontece de terça a sábado em diversos pontos da cidade sob a coordenação de uma associação, que responde por todas as questões relativas à organização e também conservação da infraestrutura, com supervisão da Semapa. A feira é um programa consagrado pela população e uma referência na comercialização da produção de hortifrutigranjeiros, cereais, pescados, entre outros produtos, na capital.

O titular da Semapa, Nonato Chocolate, destacou a entrega dos equipamentos e produtos como incrementos importantes para a valorização das atividades beneficiadas pela ação. "Com iniciativas como esta, a gestão do prefeito Edivaldo fomenta cada vez mais o setor produtivo agrícola, melhora as condições de trabalho dos feirantes e incentiva o crescimento desse importante segmento para o desenvolvimento socioeconômico local, que é a agricultura familiar", observou o secretário.


Segundo o secretário, outras ações corroboram com a efetivação da política agrícola no município. Só este ano, a Prefeitura já beneficiou também mais de duas mil famílias de agricultores com aproximadamente uma tonelada de sementes de milho e 13 toneladas de sementes diversas, além da entrega de tratores agrícolas, patrulhas rurais, cinco mil mudas de juçara precoce, kits de irrigação e caminhão refrigerador, entre outras ações.

PARCERIA

O fornecimento da ração de peixe aos produtores locais é uma ação executada por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e a Secretaria Estadual de Agricultura (Sagrima). O projeto tem como objetivo garantir a autonomia e a soberania dos piscicultores dos agropolos de São Luís, com o aumento da produção de peixes. Outras três toneladas já foram entregues aos piscicultores locais.

As rações entregues são divididas em três etapas: inicial, crescimento e engorda, que acompanham as fases de desenvolvimento dos peixes criados em tanques na zona rural. As principais espécies criadas na ilha são tilápia, tambaqui, tambacu, pirarucu e tambatiua.

Presente ao ato de entrega dos insumos, o secretário estadual de Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, destacou a iniciativa como parte de um grande projeto de desenvolvimento da zona rural da capital. "Temos fomentado significativamente a agricultura familiar da capital, com ações realizadas por meio de parcerias muito importantes celebradas entre o município e o Governo do Estado, como esta aqui, para transformarmos a agricultura familiar em forte matriz geradora do desenvolvimento", enfatizou o secretário.


A presidente do Sindicato dos Feirantes de São Luís, Ivanilde Sampaio, enalteceu a iniciativa da entrega das novas barracas padronizadas aos trabalhadores que atuam na Feira Livre. "Mais uma vez tivemos nossos anseios atendidos pelo prefeito Edivaldo, que tem tido um olhar especial para a nossa categoria e está sempre atento à agricultura, segmento fundamental para o fortalecimento de qualquer município", disse a sindicalista.

O feirante Antônio Joaquim Reis Santos, um dos que recebeu nova barraca padronizada, comentou a importância da iniciativa. "Tivemos muitas melhorias nos últimos anos e a entrega dessas barracas é apenas mais uma que vem contribuir bastante com a qualidade de nosso trabalho", relatou.



A feirante Ariadna Silva, também contemplada pela ação, corrobora com a afirmação do colega de profissão. "Além de contribuir para a melhoria de nossas vendas, hoje somos muito mais valorizados pela gestão municipal. Por muitos anos reivindicamos por equipamentos de trabalho de qualidade e, agora, podemos dizer que fomos ouvidos e atendidos", concluiu ela.

O piscicultor Elizeu Ribeiro, um dos beneficiados com insumos entregues pelo prefeito, também pontuou a ação como uma medida importante para o crescimento de sua produção. "São incentivos que chegam em boa hora para todos os piscicultores locais que necessitam alavancar sua produção. Estamos muito gratos por termos sido contemplados com esses insumos que, sem dúvida, vão acrescentar em nossa produção", afirmou.

Participaram ainda do ato de entrega dos insumos, o secretário adjunto da Sagrima, Emerson Macedo; a secretária adjunta da Semapa, Tânia Soueiro; o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Lívio Correa; a presidente da Agerp, Lordana Santana; o diretor da Agerp de São Luís, Ananias Sousa; o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho; a secretária municipal de Segurança Alimentar, Fatima Ribeiro; a secretária ajunta de Apoio Institucional da Sagrima, Rosani Aranha; a superintendente de Produção Agropecuária, Daniela Máximo; o deputado estadual José Inácio; o vereador Paulo Victor; entre outras autoridades.

0 comentários:

Postar um comentário