terça-feira, 27 de novembro de 2018
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), realiza de 28 de novembro (quarta-feira) a 1º de dezembro (sábado) a ‘Semana da Consciência Negra: Tambores de resistência’. Com uma programação diversificada, o evento colocará em pautas temáticas como a economia criativa para o setor cultural e as historias e personagens da Cultura Tradicional do Maranhão e suas influências na música popular, além de outros assuntos.

Com a tema ‘Cultura não é crise, é a saída’, uma roda de conversa será realizada no primeiro dia do evento para falar sobre os rumos das políticas culturais e soluções para sustentabilidade da cadeia produtiva. Participarão do debate o Secretário de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), Márcio Jerry, o presidente da Fecomercio, Max Medeiros, a produtora cultural, Luciana Adão e o mediador Joãozinho Ribeiro.

Na quinta-feira acontecerá a roda de Conversa ‘O lugar da música preta’, que trará as histórias, composições e ritmos que embalaram uma trajetória de resistência e luta nos diversos cantos da música afro-brasileira. O encontro será discutido pelos artistas maranhenses e produtores cultural, Camila Reis, Preto Nando, Gisele Padilha, Paulinho Akomabu, com o mediador Ademar Danilo.

A programação encerrará no sábado com o ‘ Dialogo de matrizes, do berimbau ao rufador hora’ e com a apresentação do Tambor de Crioula na Ginga da Capoeira.

Programação da Casa do Tambor

Quarta-feira (28)

15h Palestra ‘Economia Criativa E Os Desafios da Produção Cultural’. A criatividade e a diversidade cultural brasileira como recursos para um novo desenvolvimento. O Ministrante – André Lobão (MA), Produtor Cultural, Consultor do SEBRAE

17h- Apresentação do Tambor de Crioula do Mestre Leonardo (pátio interno da casa)

18h- Quarta do Tambor/ Sectur – Ocupações Artísticas


Quinta- feira (29)

10h30 – ‘Roda de conversa: Festival BR 135. Com a temática ‘Cultura não é crise, é a  16h 30 Cortejo Cultural Quilombola – Casa do Maranhão à Casa do Tambor de Crioula

16H- ‘IV Mostra cultural quilombola: “juventude,perspectivas, sonhos e desenvolvimento.”

16h30- Cortejo Cultural Quilombola – Casa do Maranhão

17h – apresentação do Tambor Punga de Homens

Sexta-feira (30)

14h- Roda de Conversa ‘O lugar da música preta’, trazendo as histórias, composições e ritmos que embalaram uma trajetória de resistência e luta nos diversos cantos da música afro-brasileira.


Sábado (1º)

10h30- Roda de conversa . ‘Cantadores, Coreiros, Caixeiras e Cantores’, historias e personagens da Cultura Tradicional do Maranhão e suas influências na música popular maranhense. Participarão da temática, José Lazaro (MA) Mestre Zé Olhinho (MA) Josias Sobrinho (MA) Zezé de Iemanjá (MA) Mediadora: Fernanda Preta (MA)

Já das 14h às 18h ocorrerá o ‘ Dialogo de matrizes, do berimbau ao rufador hora’ E o encerramento às 18h com a apresentação do Tambor de Crioula na Ginga da Capoeira.

Fonte: Sectur 

0 comentários:

Postar um comentário