segunda-feira, 5 de novembro de 2018
Implantados na gestão do prefeito Edivaldo, os Ecopontos fazem parte das ações da política desenvolvida na área de gestão de resíduos sólidos;equipamentos são espaços para o recebimento ambientalmente adequado de todos os resíduos que podem ser reciclados


O espaço da Prefeitura de São Luís tem sido um dos mais visitados durante a Semana da Sustentabilidade, realizada no Shopping da Ilha. A principal atração do espaço são os óculos de realidade virtual, por meio dos quais os visitantes podem fazer um tour virtual pelos Ecopontos de São Luís, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo. Para quem ainda não conhece os Ecopontos, a Prefeitura oferece a oportunidade de, no espaço da Semana da Sustentabilidade, entender o uso destes equipamentos e sua importância para o Sistema de Limpeza Urbana de São Luís. Os programas Ecopontos e Feirinha São Luís, implantados pelo prefeito Edivaldo, concorrem respectivamente nas categorias 'Sustentabilidade e Inovação' e 'Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual' do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2018.

As visitas guiadas aos Ecopontos fazem parte das ações de educação ambiental desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Para a Semana da Sustentabilidade, reproduziu-se a atividade no ambiente virtual. Quando o visitante coloca os óculos de realidade virtual, primeiro ele passa por um ponto de descarte irregular cujo objetivo é chamar atenção para o problema. Depois ele é recepcionado pelo Cidadão Limpeza Cidade Beleza, que o leva para conhecer os Ecopontos de São Luís.

Cíntia Rodrigues foi uma das visitantes do Espaço da Prefeitura de São Luís que passou pela experiência virtual. "Eu achei muito boa esta experiência porque a maioria das pessoas nem sempre repara nestes locais onde é feito o descarte irregular. Então, esta experiência virtual força as pessoas a prestarem atenção nesta situação precária e a tomarem uma atitude para mudar esta realidade na nossa cidade", comentou.

CIDADÃO LIMPEZA


Quem também ficou muito empolgado com a visita virtual foi Antônio Carlos de Jesus. Ele é um exemplo de que com uma mudança de atitude é possível fazer uma cidade mais limpa. Em sua casa ele faz o reaproveitamento do óleo de cozinha usado e produz sabão. Ele também produz adubo a partir da compostagem do resíduo sólido. "Eu fico muito agradecido que a Prefeitura esteja construindo Ecopontos e que vai instalar um próximo ao meu bairro. Em casa, eu já cuido da separação do lixo da forma correta, mas com o Ecoponto perto vai melhorar muito o nosso trabalho", afirmou.

Morador do Coroadinho, ele está ansioso pela inauguração do Ecoponto Sacavém, cujas obras começam ainda este mês. O Coroadinho já é atendido pelo Ecoponto Parque Amazonas, o primeiro a ser inaugurado na capital, em maio de 2016, mas a construção do Ecoponto Sacavém vai facilitar ainda mais o descarte dos materiais recicláveis, segundo Antônio Carlos de Jesus.

ECOPONTOS

Implantados na gestão do prefeito Edivaldo, os Ecopontos fazem parte das ações da política desenvolvida na área de gestão de resíduos sólidos. Estes equipamentos são espaços para o recebimento ambientalmente adequado de todos os resíduos que podem ser reciclados. Por meio dos Ecopontos, a Prefeitura tem fortalecido as políticas de limpeza urbana, combatido o descarte irregular de lixo nas ruas da cidade, preservado o meio ambiente e fortalecido as cooperativas de catadores, gerando emprego e renda no setor.

Atualmente, a capital tem 11 Ecopontos em pleno funcionamento que já receberam e encaminharam para a reciclagem mais de 18 mil toneladas de materiais. Este mês, cinco novos Ecopontos começam a ser construídos, além de dois galpões de triagem de materiais recicláveis. A meta do Prefeito Edivaldo é implantar 30 Ecopontos em São Luís até o fim da sua gestão.


Além dos cinco cujas obras já serão iniciadas, a Prefeitura trabalha no licenciamento dos novos equipamentos para atender à demanda da população. "Recebemos diversos requerimentos de moradores de São Luís solicitando a implantação de Ecopontos em seus bairros. Estamos fazendo estudos técnicos para identificar onde é viável instalar novos Ecopontos para que, finalizado o processo de licenciamento, possamos iniciar as obras", destaca Carolina Moraes Estrela, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana.

SEMANA DA SUSTENTABILIDADE

O tema da semana é "Conhecimento", sob o mote "Conhecer para Conscientizar", defendendo a ideia de que quanto mais conhecimento se adquire, maiores se tornam as práticas de cuidado com o meio ambiente, ressaltando ainda a importância do "Consumo Consciente" como exemplo para tais práticas.

Seguindo o conceito do evento, o Espaço da Prefeitura de São Luís foi montado com o uso de materiais que impactam menos o meio ambiente, utilizando-os também para evidenciar o conceito de reaproveitamento e conhecimento sustentável. As paredes que delimitam o stand são feitas de pallets com suporte para plantas naturais. Os puffs também são feitos de pallets e os suportes (mesas) são de tonéis.

0 comentários:

Postar um comentário