sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Exposição 'Reler Perfis' fica em cartaz até o dia 10 de janeiro, com visitação das 14h às 19h; mostra reúne trabalhos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino Força Aérea Brasileira


Aprender sobre história da arte de forma prática foi a proposta do projeto que deu origem à exposição 'Reler Perfis', que entrou em cartaz nesta quarta-feira (12), na Galeria Trapiche, equipamento da Prefeitura de São Luís, localizado na Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração. A mostra traz 27 telas pintadas por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino Força Aérea Brasileira, localizado no bairro São Cristóvão. A exposição fica em cartaz até o dia 10 de janeiro, com visitação das 14h às 19h.

A programação de abertura contou com um concerto da Orquestra de Violões composta por alunos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem). A mostra tem a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Associação Maranhense de Arte-educadores e Casa das Molduras.

A exposição é fruto de um projeto de mesmo nome, que resulta de atividades realizadas em sala de aula pelos alunos do Centro de Ensino Força Aérea Brasileira, que integra a rede estadual de ensino. O projeto está na terceira edição e conta com a coordenação das técnicas Francisca Costa e Hildalice Dias. Os alunos tiveram contato com os conteúdos de Arte Egípcia, Tipos de Perfis, biografias dos artistas Frida Kahlo, Salvador Dalí, Vincent Van Gogh, René Magritte e Pablo Picasso, envolvendo aulas expositivas e dialogadas, atividades de pesquisa e práticas de desenho e pintura.


Por fim, os alunos visualizaram imagens de pinturas destes cinco artistas e reuniram-se em grupos. Cada grupo definiu um artista a ser trabalhado, traçando seu perfil estilístico e estético para ser relido no formato que resultou nas pinturas.

A primeira edição do projeto aconteceu em 2015 e realizou releituras de pinturas utilizando a fotografia. Em 2016, a segunda edição abordou como o negro era retratado na história da arte. A professora e gestora cultural Francisca Costa coordena o projeto e destaca que é uma forma de valorizar a pesquisa feita pelos alunos. "Os alunos começaram o projeto um pouco sem acreditar, mas, ao longo do processo, ficaram muito empolgados. O resultado ficou tão bacana, que senti a necessidade de fazer uma exposição. Então, busquei parcerias e agora estamos expondo as telas", explica.

Cada uma das 27 telas foi pintada por uma dupla de alunos. As estudantes Débora Alves e Ana Beatriz Pereira, ambas com 12 anos, confeccionaram uma tela baseada em elementos artísticos presentes nas obras de Pablo Picasso. "Nunca tinha pintado um quadro. A experiência foi muito boa porque a professora deu aula e apresentou vídeos, me ajudando a compreender melhor o assunto", compartilha Débora Alves.

Já o aluno Guilherme Lopes, 12 anos, revela que costuma pintar nos livros de colorir que sua mãe compra para ele, além de desenhar também. "Pintei o quadro junto com a Dieniffer [Lopes, de 11 anos]. A gente estava sem criatividade, mas tivemos a ideia de trabalhar com uma chuva de pessoas, baseada em uma das obras do autor René Magritte. Escolhemos essa temática, porque tinha como foco seres humanos, diferente das obras de outros artistas que retratavam mais plantas", comenta.


A mostra traz telas de 90 cm x 60 cm, em guache sobre papel 40kg e ficará por quase um mês em cartaz na Galeria Trapiche. Depois, circulará em exibições itinerantes por 10 escolas da rede estadual de ensino, a serem definidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

0 comentários:

Postar um comentário