sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Participaram cerca de 260 alunos das U.E.Bs Justo Jansen e Bandeira Tribuzzi, ambas no Centro; evento teve como objetivo fortalecer o entendimento dos alunos no que diz respeito às temáticas ligadas aos direitos humanos


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), levou mais de 260 estudantes da rede municipal de São Luís para participarem da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, realizada no Cine Teatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga, Centro. A programação teve como objetivo, fortalecer o entendimento dos alunos no que diz respeito ao direito à liberdade básica, no que abrange os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais. Temas como raça, gênero, idade, violência, deficiência, mobilidade, religião, orientação sexual e diversas condições que fazem parte dos Direitos Humanos, foram abordados em mais dos 40 curtas-metragens exibidos ao longo do Festival que encerrou nesta quarta-feira (12). Participaram da mostra as U.E.Bs Justo Jansen e Bandeira Tribuzzi, ambas no Centro.

Para o secretário de Educação Moacir Feitosa, falar sobre direitos humanos é reforçar o que é ensinado em sala de aula. ''Possibilitar a participação dos alunos da rede municipal nesse evento só vem corroborar com aquilo que já estamos propagando em sala de aula. É uma forma de reforçar os caminhos apontados, ampliar o conhecimento'', disse o titular da Semed.

Cerca de 70 estudantes do 9º ano da U.E.B. Alberto Pinheiro, Centro, participaram da mostra, assistindo ao curta-metragem ''A bicicleta do vovô''. O filme aborda a infância e o direito da pessoa idosa e traz em seu enredo a relação entre avô e neto. O avô narra a história do personagem, homem-morcego, que captura lendas antigas através de televisores e tabletes e luta contra a feiticeira Mabá. A história fala da ressignificação de personagens folclóricos por meio de um olhar mais lúdico sobre as coisas da vida, fazendo o neto se desconectar do mundo virtual e entrar um pouco mais no mundo da imaginação, permitindo transformar a infância em um universo de venturas e fantasias.


''Sempre nos preocupamos em dialogar com os alunos sobre assuntos referentes aos Direitos Humanos. Com isso eles estão aprendendo sobre os seus direitos e sobre o que podem ou não fazer. Todo esse conhecimento eles compartilham com os seus familiares, refletindo diretamente na sociedade e nos meio onde eles vivem'', relatou a gestora adjunta da U.E.B Alberto Pinheiro, Júlia Sousa.

Ana Beatriz Costa Campos, 14 anos, falou sobre o que achou de interessante sobre a história do filme. ''A historia é bonita e muito divertida. Percebi que o filme é uma critica social, e faz um paralelo sobre o tempo que estamos conectados na internet e o tempo que poderíamos estar aprendendo coisas novas, ou até mesmo, relembrando coisas que já conhecemos'', falou a estudante do 9º ano.

A estudante Cintia Rafaela Campos Ribeiro, 9º ano, 14 anos, falou sobre o que entendeu do filme. ''Achei bonito o modo que o filme fez um resgate de personagens do nosso folclore. Também, achei interessante como eles abordaram o quanto a TV tem dominado a sociedade, porém, o que mais me chamou atenção foi o fato de aprendermos a respeitar o diferente, respeitar as pessoas, por mais que elas não tenham pensamentos semelhantes ao nosso'', explicou.

Nat Maciel, produtora local do Festival, compartilhou a relevância de levar os estudantes para um espaço de cultura para visualizar no audiovisual o quanto os temas dos direitos humanos estão disponíveis para todos. ''Infelizmente, a temática sobre direitos humanos ainda é um tabu. Muitos ainda não sabem muito bem do que se trata. No entanto, tirar o aluno da instituição formal, e inserir ele em um espaço de cultura, e fazê-lo apreciar curtas-metragens que trazem em suas narrativas panorâmicas de acesso a informações sobre os direitos humanos, só vem a calhar com a proposta do festival, pois é uma porta de amadurecimento ao respeito com o diferente e, sobretudo, uma fonte de apropriação do assunto'', compartilhou.


O FESTIVAL

A Mostra é realizada pelo Governo Federal, Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, e produzida pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM). A mostra acontece em todas as capitais do pais entre os dias 15 de novembro à 15 de dezembro. Em São Luís foi do dia 5 a 12 de dezembro.

Na 12ª edição o tema é a celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e inspirada nos seus 30 artigos. O festival aborda os mais diversos temas: cidadania LGBT e enfrentamento da LGBTfobia, direitos de crianças e adolescentes, direitos das mulheres, democracia e participação política, imigração, direitos das pessoas com deficiência, diversidade religiosa, direitos da população indígena e de comunidades e povos tradicionais, direito humano à alimentação adequada, dentre tantos outros.

0 comentários:

Postar um comentário