quarta-feira, 12 de dezembro de 2018
A exposição "Re-ler Perfis" é fruto de um projeto que resulta de atividades realizadas em sala de aula pelos alunos do Centro de Ensino Força Aérea Brasileira e fica em cartaz de quarta-feira (12) ao dia 10 de janeiro


A Galeria Trapiche, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, abre a exposição "Re-ler Perfis" nesta quarta-feira (12), às 16h. A mostra traz 27 telas pintadas por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino Força Aérea Brasileira, localizado na Rua do Arame, 88, bairro São Cristóvão, em São Luís. A exposição fica em cartaz até o dia 10 de janeiro, com visitação das 14h às 19h.

A programação de abertura contará com apresentações de danças e performances dos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental e concerto da Orquestra de Violões da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (EMEM).

"Encerramos a programação de 2018 da Galeria Trapiche com a mostra 'Re-ler Perfis', que estimula a produção artística dentro do ambiente escolar. É muito importante que sejam implementados projetos de incentivo às artes em escolas como forma de democratizar e fomentar a produção em várias linguagens artísticas", pontua a diretora da Galeria Trapiche, Camila Grimaldi.

A exposição é fruto de um projeto de mesmo nome, que resulta de atividades realizadas em sala de aula pelos alunos do Centro de Ensino Força Aérea Brasileira. O projeto está na terceira edição e conta com a coordenação das técnicas Francisca da Silva Costa e Hildalice Dias. Os alunos tiveram contato com os conteúdos de Arte Egípcia, Tipos de Perfis, biografias dos artistas Frida Kahlo, Salvador Dalí, Vincent Van Gogh, René Magritte e Pablo Picasso, envolvendo aulas expositivas e dialogadas, atividades de pesquisa e práticas de desenho e pintura.

Por fim, os alunos visualizaram imagens de pinturas destes cinco artistas e reuniram-se em grupos. Cada grupo definiu um artista a ser trabalhado, traçando seu perfil estilístico e estético para ser relido no formato que resultou nas pinturas.

A mostra traz telas de 90 cm x 60 cm, em guache sobre papel 40kg e ficará por quase um mês em cartaz na Galeria Trapiche. Depois, circulará em exibições itinerantes por 10 escolas da rede estadual de ensino, a serem definidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

0 comentários:

Postar um comentário