sábado, 22 de dezembro de 2018
O resultado da ação, realizada durante atividade no Estaleiro-Escola, foi o recolhimento de quase 10 mil toneladas de lixo e o despertar da comunidade para a importância da preservação ambiental


A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, realizou uma ação de limpeza de mangues na área Itaqui-Bacanga nesta sexta-feira (21). A atividade integrou programação do Estaleiro-Escola. Durante a ação foi realizada a catação e remoção manual do lixo descartado irregularmente no manguezal. O resultado foi o recolhimento de quase 10 mil toneladas de lixo e o despertar da comunidade para a importância da preservação ambiental. O serviço operacional de limpeza realizado na área de mangue do Tamancão faz parte dos serviços de limpeza urbana desenvolvidos diariamente pela Prefeitura de São Luís em toda a cidade.

O objetivo da atividade foi integrar os cursos já desenvolvidos pelo Estaleiro-Escola a uma atividade pedagógica que envolvesse toda a comunidade. Por isso, a instituição procurou a parceria da Prefeitura de São Luís para que, por meio da Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, fosse trabalhada conscientização ambiental dos moradores do entorno e,por meio do trabalho dos agentes de limpeza, fosse realizada a limpeza de toda a área.

De acordo com a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, Carolina Moraes Estrela, a maior parte do lixo encontrado nos manguezais é proveniente do descarte irregular feito nas áreas urbanas. "Este lixo é levado pelas chuvas para as galerias e de lá seguem para os cursos d'água. O fluxo da maré arrasta tudo isto para os manguezais e a vegetação deste ambiente acaba retendo o lixo. É importante destacar que isto é extremamente prejudicial ao meio ambiente já que os manguezais são fundamentais para a manutenção da vida marinha", informou.

AÇÃO DE LIMPEZA


Durante toda a manhã, moradores do entorno do Estaleiro-Escola, crianças que são atendidas pelos projetos desenvolvidos no local, membros de entidades da região, funcionários da unidade e agentes de limpeza da Prefeitura de São Luís fizeram a catação dos resíduos encontrados em meio à vegetação costeira. Entre o lixo, muita garrafa PET e material plástico, mas foram encontrados também itens como uma bola de futebol, uma mochila e até parte de um sofá.

Ricardo Melo é morador do Anjo da Guarda e participou da atividade acompanhado da filha Isadora Melo, de 8 anos. Ele disse que sempre leva a filha para este tipo de ação para que ela possa aprender a importância do cuidado com a natureza. "Desde muito pequena eu a ensino a não jogar nenhum tipo de lixo no chão. Eu acredito que se a gente trabalhar este discurso desde cedo a gente vai conseguir ter um mundo muito melhor", disse.

E a pequena Isadora Melo já aprendeu a lição. "Infelizmente, o mangue está cheio de sujeira. Isso é culpa da falta de educação das pessoas. Quando a gente está na rua e compra alguma coisa, o correto é jogar o lixo na lixeira mais próxima ou então guardar na bolsa e jogar na lixeira de casa. Se todo mundo fizesse isso, a gente não veria tanto lixo na rua", afirmou.


ESTALEIRO-ESCOLA

O Estaleiro Escola é uma unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Fica localizado às margens do Rio Bacanga, no Sítio Tamancão, e funciona desde dezembro de 2006, com a intenção de formar mestres carpinteiros, pintores, calafates, ferreiros e mecânicos que atuam na produção artesanal de embarcações. Todos os anos a unidade promove uma ação para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Neste ano, o diretor da unidade, Luiz Phelipe Andrès, decidiu aliar o cuidado com o meio ambiente também à celebração natalina. "Um dos pilares pedagógicos do Estaleiro-Escola é o desenvolvimento sócio ambiental. Por isso, desenvolvemos aqui cursos de educação ambiental e oficinas de reciclagem de garrafa PET que é trazida para o mangue pela maré. Esta garrafa é transformada em objetos de decoração, utensílios domésticos entre outros", destacou o diretor.

0 comentários:

Postar um comentário