Assembleia Legislativa

São João do Maranhão 2019

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

A Rádio Zion & Radiola Reggae, dos DJs Joaquim Zion e Marcos Vinícius, vão realizar uma grande festa para celebrar, compartilhar alegrias e todas as conquistas de uma sólida parceria que começou há vinte e um anos. Será neste sábado, 08, a partir de 18h, no Porto da Gabi – Aterro do Bacanga.

A dupla é a pioneira da discotecagem do vinil, vem marcando gerações, é uma grande vitrine que agrega um universo de pessoas contribuindo diretamente na cadeia produtiva em torno da Cultura Reggae.


Nesta celebração, a Rádio Zion & Radiola Reggae irão receber Neto Myller, Jorge Black, Henrique Chaves, Ronald Correa e Natty Márcio como convidados especiais, expoentes da discotecagem maranhense, que somaram com eles nesta trajetória de sucesso.

Serão nove horas, ininterruptas, de festa. A escolha do local, Porto do Gabi, também tem significado importante, foi lá que eles realizaram por cinco anos o projeto “Sexta do Vinil” reunindo muita gente bacana para curtir Reggae Roots tocado do Vinil. A dupla promoveu também shows antológicos como Johnny Clark, Loyd Park, Jackie Robinson e George Deker da lendária banda The Pionners, Tribo de Jah, e noites com “DJs Históricos” recebendo nomes que marcaram época trabalhando com o gênero musical jamaicano no Maranhão.


“Rádio Zion & Radiola Reggae” tocou em todos os antológicos clubes de reggae, Kingston 777, Bar Túnel do Tempo na Madre Deus. Eles percorreram quase todos os espaços voltados ao reggae na capital maranhense e também em outros municípios como Bequimão, Rosário, Icatu e Pinheiro, e eventos como a abertura do show de Max Romeo, em Belém – PA. Ao longo desse tempo, o trabalho trouxe muitos frutos. Mas, principalmente, Joaquim Zion e Marcos Vinícius firmaram uma amizade, na verdade, tornaram-se irmãos, são compadres, e criou-se uma grande família.

SOBRE OS DJS:


Marcos Vinicius é natural de São Luís – MA. Foi criado nos bairros da Belira e Madre Deus, de família com forte herança cultural do povo negro, ligada a Casa das Minas, o terreiro de religião africana dos mais antigos e importantes do país. É jornalista e radialista. Foi da primeira geração dos dançarinos do Boi Barrica; com a brincadeira, viajou por muitos países, e aproveitava essas viagens para comprar discos, iniciando sua coleção de raridades do vinil. É conhecido no meio ‘reggaeiro’ como o “Violento na Sequencia”.

No começo dos anos 80, ele conheceu Joaquim Ferreira (Zion), também colecionador de discos, já entusiasta e produtor do movimento Reggae. A sintonia entre eles foi imediata.

Joaquim Zion nasceu em Bequimão – MA em 1963.  Em 1995 Joaquim criou a Radio Zion Som pra dançar e pensar”. Tem uma grande coleção de discos, com mais de cinco mil vinis, entre todos os gêneros musicais, mas principalmente, MPB  e  Reggae. Começou a discotecar na capital, nos locais: Tombo da Ladeira e Peixe na Telha.

No começo da carreira, juntos, eles enfrentaram preconceito por apostar no vinil. Mas com persistência, despertaram interesse no público, até que de repente, aconteceu. Com dedicação, ‘feeling’ musical, investimento em bons equipamentos, a dupla começou a lotar casas onde todos queriam ver e ouvir o som do reggae, exclusivamente, do vinil. Eles aqueceram o mercado, ao longo do tempo, outras duplas e equipes da discotecagem do vinil começaram também a surgir. A dupla Rádio Zion & Radiola Reggae ganhou, inclusive, referência nacional. DJs consagrados do eixo Rio – São Paulo, quando vem a São Luís, os procuram para troca de conhecimentos, fortalecendo a cena cultural do Estado.

SERVIÇO PARA AGENDA CULTURAL:

FESTA

21 ANOS DE RÁDIO ZION E RADIOLA REGGAE

DIA 08 DE DEZEMBRO, SÁBADO, A PARTIR DE 18H.

PORTO DA GABI – ATERRO DO BACANGA

DISCOTECAGEM DO VINIL: JOAQUIM ZION & MARCOS VINÍCIUS

CONVIDADOS ESPECIAIS: NETO MYLLER, JORGE BLACK, HENRIQUE CHAVES, RONALD CORREA E NATTY MÁRCIO.

R$ 20.

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada do Buriti

Yes

Duvel