quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou neste mês de dezembro, Oficina de Planejamento para Elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da região. Na ocasião, foram destacados temas fundamentais, que tem por objetivo mais amplo, interferir no processo de desenvolvimento local, a partir do entendimento dos aspectos ambientais, sociais, econômicos e políticos, que determinam a utilização dos recursos ambientais e a ocupação do território das Unidades de Conservação, assegurando a utilização do ambiente de forma sustentável para usufruto das gerações atuais e futuras. 

“A importância de oficinas como esta, é a aproximação da sociedade com a conservação do meio ambiente, neste caso, desta Unidade de Conservação (UC) tão importante e rica em recursos naturais, como Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã”, disse a Superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da SEMA, Janaína Dantas.

Ela, ainda, acrescentou: “O Plano de Manejo é um documento elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social, por este motivo, reunimos técnicos de várias instituições estaduais e federais, além de sociedade civil, para juntos criarmos soluções para minimizar os impactos negativos sobre a APA, garantindo a manutenção dos processos ecológicos e prevenindo a simplificação dos sistemas naturais e conservação das espécies ainda existentes na região”.

Logo após as palestras com pesquisadores e colaboração de demais participantes, uma dinâmica em grupo foi realizada para iniciar os trabalhos da atividade denominada “Biodiversidade da Memória”, onde foi possível relatar as espécies da fauna e flora encontradas na APA do Maracanã, que atualmente são vistas com menor frequência.

“Este processo é fundamental, pois é uma forma interativa da educação ambiental, aqui inserimos ações e metas, o que é importante para a comunidade devido sua aproximação à linguagem igual a todos. A população de cada região tem um saber próprio, então devemos nos unir a esse saber e instrumentar aquilo que precisam aprender para um meio ambiente melhor”, destacou a Bióloga e Professora, Flávia Mochel.


Após a Lei nº 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), regulamentada pelo Decreto nº 4.340/2002, o Plano de Manejo passou a ser o documento orientador a todas as atividades a serem desenvolvidas nas Unidades de Conservação. A elaboração do Plano é supervisionada pela SEMA e pelo Conselho Consultivo da APA da Região do Maracanã (CONAM).

Moradores aprovam o trabalho desenvolvido e acreditam na colaboração da comunidade na preservação da Área de Proteção Ambiental localizada na zona rural de São Luís.

“Este é um sonho antigo da nossa comunidade, e hoje estamos vendo ele se concretizar dia após dia. Desejo que todos os moradores do Maracanã se envolvam e possam acreditar que juntos iremos conseguir preservar este nosso lindo paraíso ecológico”, disse a Conselheira Titular do CONAM e moradora do bairro Maracanã, Odelina Ferraz.

Novas oficinas, ações e palestras envolvendo a comunidade e técnicos que fazem parte do Conselho, já estão agendadas e acontecerão no início de 2019.

APA da Região Maracanã

A APA da Região do Maracanã foi criada através do Decreto Estadual nº 12.103, de outubro de 1991, tendo como objetivo, dentre outros, de disciplinar o uso e a ocupação do solo, a exploração dos recursos naturais, a integridade biológica das espécies, os padrões de qualidade das águas. 

Localizada no município de São Luís, a 25 quilômetros do centro da capital, no Distrito Industrial, a unidade de conservação possui uma área de 1.831 hectares, abrangendo o bairro do Maracanã e partes da Vila Sarney, Vila Esperança e Rio Grande.

0 comentários:

Postar um comentário