sábado, 22 de dezembro de 2018
O Estado do Maranhão teve o ano de 2018 fechado com chave de ouro na área do turismo. O Observatório do Turismo do Maranhão, vinculado ao grupo de pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio”, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur - MA), a Prefeitura de São Luís, Secretaria Municipal de Turismo (Semtur - SLZ)  e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae - MA) realizou um levantamento entre os dias 19 e 21 de dezembro de 2018 com os meios de hospedagem das principais cidades do Maranhão com o intuito de identificar a taxa de ocupação hoteleira durante o período do Réveillon 2018. (29 de dezembro de 2018 a 01 de janeiro de 2019). 

Em São Luís, de um total de 27 meios de hospedagens, a média da taxa de ocupação hoteleira para o período é de 85%, equiparando-se a de outras cidades turísticas do Brasil, como é o caso da cidade de Rio de Janeiro que tem previsão de 85% (ABIH-Rj). Vale ressaltar que este indicador pode ser ainda melhor, uma vez que os turistas deixam para fazer as reservas de última hora para o período.

A pesquisa ainda apontou que os meios de hospedagem de São Luís tem uma estimativa de 85% de taxa de ocupação para o período, principalmente para a região de praias. Em comparação ao ano passado, a média de ocupação cresceu em 2%, indicando uma alta no número de turistas que desejam conhecer a cidade. Esse dado vai de encontro ao que a secretária municipal de turismo de São Luís, Socorro Araújo, menciona: “O turismo em São Luís está sendo apontado com um dos mais promissores para 2019. Já percebemos essas expectativas na ocupação hoteleira e nos principais centros turísticos da cidade, sempre repleto de turistas conhecendo o nosso destino”.

Já a taxa de ocupação dos meios de hospedagens em Barreirinhas evidencia que, de um total de 27 meios de hospedagens, chega a 87,84%, bem como a cidade de Tutóia, dos 5 meios de hospedagem pesquisados, a taxa chega a 96,80% e Carolina, dos 8 meios de hospedagem, a taxa fica em 87,5%. 

A superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em São Luís, Tayse Brandão Figueredo, apresentou à classe empresarial melhorias que estão previstas para o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, a partir do próximo ano, dentre as quais: a substituição do sistema de iluminação do Terminal de Passageiros, substituição dos forros das salas de embarque e desembarque e o polimento do piso. Além disso, há uma grande possibilidade de, em pouco tempo, começarem as operações com voos comerciais nos aeroportos regionais de Balsas, Carolina, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Pinheiro e Santa Inês, sendo que atualmente somente a capital maranhense e a cidade de Imperatriz dispuserem desses serviços.

A coleta de dados consistiu em envios de e-mails e também de ligações para os empreendimentos situados em São Luís (nas localidades de Calhau/Litorânea; Olho d’Água, Ponta do Farol/Ipem, Calhau; Ponta d’Areia; São Francisco, Renascença e Centro Histórico), Barreirinhas, Tutóia e Carolina, considerados polos turísticos do Estado do Maranhão.

0 comentários:

Postar um comentário