terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Um general do exército americano na década de 90, que liderou os americanos na coalizão na guerra do Golfo, Norman Schwarzkopf Jr, disse uma vez que liderança é uma combinação equilibrada entre estratégia e caráter, mas que, caso o líder precisasse, por algum motivo, abrir mão de um desses elementos que fosse da estratégia.

Ao chegar ao final da minha jornada como diretor superintendente do Sebrae Maranhão tenho a convicção que não abri mão de nenhum dos dois. Exerci esse papel com dedicação e paixão, porque, de fato, acredito que o empreendedorismo é a solução para este estado, este país, e também para quem, como eu, quer fazer a diferença nesse mundo.

Como em qualquer final de ciclo, é natural que eu olhe pra trás agora, mas não para desejar voltar ao marco zero; e sim para me permitir apreciar o legado que foi construído de forma coletiva e participativa por todos que fazem este SEBRAE.

Sim, um legado que me orgulha porque vejo uma empresa que sobreviveu a um cenário extremamente inóspito econômica e politicamente, e, além de sobreviver fez a diferença na vida de milhões de maranhenses que dependem de um pequeno negócio para sustentar suas famílias.

Orgulho de saber que milhares de pessoas hoje estão empregadas em uma das mais 123 mil empresas que NÓS ajudamos a formalizar nos últimos quatro anos.

Orgulho de saber que o trabalho coletivo e em parceria ajudou a incrementar a economia do estado do Maranhão em mais de R$ 400 milhões, valor maior que o PIB de muitos municípios do estado.

Mas o orgulho maior que sinto agora é de saber que todos os sacrifícios exigidos por esses resultados foram compartilhados: entre mim, meus colegas de diretoria e o conselho deliberativo da empresa, enfim todos nós, colaboradores do Sebrae-MA, efetivos e terceirizados.

E o que levo na minha bagagem de saída da diretoria? Muita coisa: aprendizado, experiência, resignação, resiliência, coragem, amizades. Algumas amizades fortalecidas, outras felizes descobertas.

E isso me faz lembrar das palavras do maior líder que a humanidade já viu. Jesus Cristo, certa vez, disse aos seus discípulos e seguidores que o ouviam, que quem desejasse ser importante como os governadores e reis, e ter poder sobre nações deveria, antes, aprender a ser servo. “E quem quiser ser o primeiro entre vós que se torne vosso servo. Assim como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como único resgate por muitos”. (Mateus 20: 27-28)

Essa é a liderança que eu acredito e a qual me dediquei nos últimos quatro anos. Servi sim. Servi à missão de disseminar a cultura empreendedora, servi à missão de desenvolver pessoas apaixonadas pelo empreendedorismo, servi à missão de desenvolver uma empresa íntegra e transparente. E continuarei servindo, assumindo a liderança quando necessário for, sempre disposto e motivado a fazer a minha parte no processo de transformação de vidas.

Muito obrigado a todos que me acompanharam nessa jornada, que confiaram na minha liderança, que dedicaram seus esforços, seu tempo, sua energia aos desafios que enfrentamos – e vencemos – nesse último quadriênio. 

Minha gratidão aos membros do Conselho Deliberativo pela oportunidade a mim concedida em ser um dos executivos a conduzir as ações do Sebrae/MA nos quatros anos. Especialmente agradeço aos meus companheiros de diretoria (Rachel Jordão, José Morais e Antonio Garcês), que, além dos desafios, dividiram também angústias e algumas frustrações, mas também compartilharam comigo muitos momentos de conquistas, vitórias e realizações. 

Desejo à nova diretoria uma liderança sábia, harmoniosa e apaixonada pelo empreendedorismo.

Que 2019 seja um ano de bênçãos para nossa empresa, nossas famílias e nossos clientes e parceiros.

Desejo um Feliz e Próspero Ano Novo com Saúde, Paz e Realizações!

Com Amor, Gratidão e Respeito.

João Batista Martins

Foto: Internet 

0 comentários:

Postar um comentário