terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Criativa, autêntica, espontânea, colorida e pueril. A mais pura expressão da arte naif, oriunda do interior do Maranhão. A exposição ‘São Luís/Alcântara: Um Certo Olhar!’, do artista visual autodidata Claudiomir Costa Viégas, será aberta ao público nessa quinta-feira, 17, às 19h, na Galeria Antônio Almeida do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782. Centro), em São Luís/MA. São 31 desenhos coloridos e figurativos em tamanho A3.

Claudiomir Viégas tem mais de 30 anos. Maranhense de Oitíua/Alcântara, lavrador, pescador e arrimo de família, mesmo, diante dos limites culturais e das dificuldades do dia a dia, o artista encontra tempo para produzir a sua arte singular. Com estudos até o segundo ano do ensino fundamental e sem educação artística formal, Viégas vem produzindo trabalhos com traços típicos do da pintura naif – arte ingênua, sem a presença de padrões acadêmicos de concepção artística - onde transmite seus sentimentos, emoções e sua percepção idealizada sobre as cidades de Alcântara e São Luís.

“Por meio dessa exposição, a Ufma está apoiando e incentivando o artista a avançar em sua trajetória nas artes plásticas”, disse o curador da mostra, José Maria Eça de Queiroz. Com realização da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), a exposição abre a programação de artes visuais da instituição em 2019.

A exposição é uma oportunidade única para o público maranhense ter acesso a arte naif. Um produto artístico que atrai olhares das mais importantes galerias de arte nacionais e internacionais. A mostra tem apoio da Fundação Sousândrade, Universidade Fm, TV Ufma e Ascom/Ufma. Os desenhos serão comercializados por apenas R$ 40,00 (quarenta reais), cada. Saiba mais: www.cultura.ufma.br.

0 comentários:

Postar um comentário