sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
Relações comerciais entre os países da região foi uma das principais pautas do encontro entre presidentes do Brasil e da Argentina nesta quarta-feira (16)


O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, recebeu nesta quarta-feira (16), em Brasília, o presidente argentino, Mauricio Macri. As pautas comerciais e o fortalecimento do Mercosul foram os principais temas do encontro no Palácio do Planalto e na recepção promovida no Itamaraty. Para o Turismo, esse alinhamento com o país vizinho é fundamental, já que é de lá que vem o maior número de visitantes estrangeiros. De acordo com os últimos dados estatísticos, dos 6,6 milhões de turistas estrangeiros que o Brasil recebeu, 2,62 milhões (40%) saíram da Argentina.

Os presidentes ressaltaram a importância desta primeira visita de um presidente estrangeiro ao Brasil após a posse do presidente Jair Bolsonaro, prova da prioridade que se atribuem reciprocamente os dois países. “Estamos confiantes na modernização do Mercosul tanto em seu aperfeiçoamento interno como na expansão de suas relações com o mundo”, declarou o presidente Jair Bolsonaro durante o evento.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que esteve presente na recepção ao presidente da Argentina, afirmou que “o governo brasileiro entende que estar presente e fazer negócios com o país que é o maior emissor de turistas para o Brasil é uma medida extremamente estratégica para consolidar a nossa parceria e continuar ampliando a presença dos viajantes argentinos em destinos brasileiros”.

A presidente da Embratur, Teté Bezerra, declarou que “o turismo internacional entre países vizinhos é o que mais cresce, onde acontecem os maiores fluxos de viajantes. É importante a proximidade, a desburocratização e a modernização, que ambos mandatários estão propondo, para as questões comerciais e que, com certeza, impulsionam o turismo”.

Hoje, a oferta de voos internacionais da Argentina com destino ao Brasil acontece nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Manaus, Recife, Porto Seguro e Navegantes. Além disso, uma operadora de turismo ofertou 9 novos voos saindo do país vizinho para aproveitar o Rio de Janeiro durante o verão, trazendo pelo menos outros três mil turistas argentinos.

PROMOÇÃO INTERNACIONAL - Em 2018, a Embratur realizou algumas iniciativas em parceria com a Improtur, agência que desenvolve o trabalho de promoção internacional da Argentina, assim como a Embratur faz pelo Brasil. Uma delas foi a missão à China, quando os países realizaram em conjunto um roadshow com rodada de negócios, reunindo os principais operadores de turismo do país asiático. Nesta ação ganharam destaque as Cataratas do Iguaçu, o futebol e outros aspectos culturais que são atrativos turístico compartilhado entre os dois países.

Fonte: Mtur 

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