sexta-feira, 25 de janeiro de 2019
Durante o bota-fora no bairro, Prefeitura recolheu resíduos volumosos e conscientizou a população sobre a importância de fazer o descarte correto do lixo; gestão do prefeito Edivaldo tem promovido constantes ações de limpeza nos bairros de São Luís


A manhã desta sexta-feira (25) foi voltada para intensificar os serviços de limpeza urbana em São Luís. A Prefeitura de São Luís realizou o Bota-Fora Bairro de Fátima. Durante a ação, foram recolhidos os chamados resíduos volumosos - eletrodomésticos que não funcionam, pneus, móveis fora de uso, entulhos e outros pelas ruas do bairro. A comunidade aprovou a iniciativa que tem sido levada a vários bairros da capital e faz parte da política de gestão dos resíduos sólidos que vem sendo colocada em prática pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

A ação foi coordenada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana com participação da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bairro de Fátima que, com as lideranças do bairro, fizeram a mobilização da comunidade.

O objetivo do Bota-Fora Bairro de Fátima foi combater a formação de pontos de descarte irregular de resíduos sólidos no bairro, garantindo a limpeza da região e evitando o surgimento de focos de proliferação de insetos vetores de doenças como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Outro objetivo da ação foi conscientizar a população acerca da importância do descarte correto de resíduos sólidos e o uso do Ecoponto Parque Amazonas, localizado na Avenida dos Africanos e que atende ao Bairro de Fátima.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destacou a importância da atividade e informou que o bota-fora é uma ação que une o serviço operacional com a educação ambiental. "Os resíduos volumosos são recebidos nos 11 Ecopontos entregues pelo prefeito Edivaldo e que estão em pleno funcionamento em São Luís. A entrega deve ser feita de forma voluntária pela população, mas no bota-fora a Prefeitura de São Luís faz o recolhimento porta a porta para ampliar os serviços de limpeza na região e informar a população sobre a forma correta de descartar o seu lixo domiciliar", disse.

APROVAÇÃO DA COMUNIDADE

Os moradores do Bairro de Fátima aprovaram a ação da Prefeitura de São Luís. A dona de casa Léa Pereira aproveitou a ação para descartar um fogão sem utilidade que estava no quintal de casa, além de baldes quebrados, portas e janelas quebradas, partes de eletrodomésticos e outros resíduos volumosos. "Eu acho muito importante esta ação porque a gente tem a oportunidade de jogar fora tudo aquilo que está acumulado em casa", disse.


Quem também não perdeu tempo e fez uma limpeza em casa foi Mariano Santos Rosa Júnior. Ele descartou pneus, caixas de som sem uso, um aparelho de televisão avariado, além de móveis, utensílios plásticos, resíduo têxtil e muitos outros. "Se todas as pessoas fossem conscientes e não jogassem o lixo na rua de qualquer forma, a população viveria muito melhor, pois a gente não teria tantos casos de doenças e problemas causados pelo entupimento dos bueiros", comentou.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


O Cidadão Limpeza Cidade Beleza visitou as casas informando aos moradores sobre os prejuízos do descarte irregular de resíduos sólidos nas vias para a saúde pública e para meio ambiente. Moradores receberam material informativo sobre o uso correto dos Ecopontos.

À tarde, o Cidadão Limpeza Cidade Beleza fez uma apresentação para a comunidade na Praça Nossa Senhora de Fátima onde as crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Execução Direta do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bairro de Fátima também apresentam a peça "Super Lixeiras Contra o Senhor Sujão".

SERVIÇOS DE LIMPEZA NO BAIRRO

As ações de limpeza no Bairro de Fátima são constantes. A coleta domiciliar é feita de forma regular todas as segundas, quartas e sextas-feiras no período diurno, entretanto, o bairro tem pequenos pontos de acúmulo de lixo descartado irregularmente, por isso, a realização do bota-fora e o trabalho de educação ambiental feito porta a porta. A Prefeitura de São Luís orienta que a comunidade não acumule lixo no seu quintal, além de não fazer o descarte de forma incorreta.

O poder público municipal informa também que materiais recicláveis e resíduos não coletados através do serviço de coleta convencional, como restos de construção civil e de poda e capina, devem ser descartados em um dos 11 Ecopontos já em funcionamento na capital.


Os Ecopontos funcionam das 7h às 19h, de segunda-feira a sábado. Os Ecopontos ficam localizados no Parque Amazonas, Bequimão, Angelim, Habitacional Turu, Jardim Renascença, Residencial Esperança, Jardim América, Cidade Operária, São Francisco, Anil e São Raimundo.

Carolina Moraes Estrela fez uma avaliação positiva do Bota-Fora Bairro de Fátima. "Ainda não temos como quantificar o quanto recolhemos de resíduos sólidos no bairro, mas vale lembrar que geralmente esse tipo de resíduo costuma ser descartado de qualquer forma nas vias públicas. Com o bota-fora nós aumentamos a presença dos serviços da Prefeitura de São Luís no bairro e melhoramos a limpeza da cidade", afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário