segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
Fortalecimento de parcerias será uma das principais metas norteadoras da nova gestão da instituição. O mandato do novo presidente e diretores vai até 2022


São Luís – O novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão (CDE), Raimundo Coelho de Sousa, e a nova diretoria executiva da instituição tomaram posse na noite desta quinta-feira (17), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Muito concorrida, a solenidade contou com a presença de autoridades dos três poderes, da classe empresarial e da sociedade civil organizada.

Raimundo Coelho e a nova diretoria executiva – formada pelo diretor Superintendente, Albertino Leal; diretor Técnico, Mauro Borralho, e diretora de Administração e Finanças, Rachel Jordão – foram eleitos pelos membros do conselho deliberativo em novembro de 2018. Todos foram eleitos para liderar a instituição pelo quadriênio 2019 à 2022.


O novo presidente do CDE, Raimundo Coelho, afirmou que a busca de parceiros públicos e privados será norteador para o seu mandato. “O nosso maior lema nesta gestão será o fortalecimento de parcerias, tanto como o setor público quanto com o privado e instituições de fomento e do Sistema S. Nesta gestão vamos buscar também intensificar as parcerias com o governo do estado para continuar contribuindo com o desenvolvimento do Maranhão”, disse.

Coelho ainda conclamou a bancada federal maranhense para se juntar à luta de sustentação do Sistema S. “Temos uma missão que é ajudar aqueles que querem estruturar seu negócio, fazê-lo mais produtivo e lucrativo e ter sustentabilidade. E para isso precisaremos do apoio da Bancada Federal maranhense na luta em defesa do Sebrae e de todo Sistema S”, observou.


O Presidente da Fiema, e que foi presidente do Sebrae no Maranhão de 2015 a 2018, Edilson Baldez das Neves, afirmou que está saindo deixando um a instituição estruturada para continuar cumprindo sua missão. “Estou deixando esta gestão organizada para que o Sebrae possa continuar a fazer um grande trabalho em prol das Micro e Pequenas Empresas”, comentou.

Baldez fez ainda um balanço de sua gestão à frente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão. “Atendemos cerca de 130 mil empresários maranhenses que nos procuraram para dinamizar seus negócios. No período que estive a frente do Sebrae, realizamos 210 projetos, atendemos 196 mil clientes formais e informais, realizamos 523,5 mil ações de atendimento,107,9 mil empreendimentos foram atendidos com soluções específicas de gestão e 31,5 mil empresas atendidas com soluções específicas de inovação e tecnologia”, destacou.


Já o novo diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, falou de sua perspectiva a frente da instituição nos próximos quatro anos. “Agora estou aqui assumindo um compromisso para trabalhar pelas Micro e Pequenas Empresas de todos os setores da economia, para melhoria da vida das pessoas e ajudar a gerar trabalho e renda. A nossa atuação buscará sempre a cooperação e interdependência, conhecendo e agindo de acordo com a necessidade do nosso público alvo. Nossa orientação de mercado será para o cliente e não em nossos produtos”, afirmou.

Presente ao evento, o deputado federal e senador eleito, Weverton Rocha, que representou a bancada federal maranhense, afirmou que a parceria com deputados federais e senadores será uma realidade.


“A bancada maranhense está a inteira disposição para enfrentar as adversidades. Estamos de mãos dadas para trabalhar e levantar a autoestima do povo maranhense em vários arranjos produtos. Estamos juntos totalmente a disposição para brigar pelo nosso estado”, disse o parlamentar.         

O secretário estadual de Indústria, Comércio e Energia e conselheiro do Sebrae no Maranhão, Simplício Araújo, disse que o estado está enfrentando um novo momento. “Não será a crise forte que a gestão que está saindo enfrentou. Mas a perspectiva nova é de crescimento e entusiasmo do empresário brasileiro e estaremos juntos para enfrentar as ameaças ao Sistema S”, assegurou.

DIRETORIA 


O novo presidente do Sebrae no Maranhão é engenheiro agrônomo e vai acumular a função com a presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema). Coelho já atuava como vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão na gestão do empresário Edilson Baldez das Neves, que se iniciou em janeiro de 2015 e findou no dia 31 de dezembro do ano passado. Coelho também foi secretário adjunto de estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, de 2011 a 2014, e prefeito do município de Fortuna em dois mandatos consecutivos, de 1997 a 2004.

O diretor superintendente Albertino Leal vem do Sistema Fiema, onde foi superintendente da entidade por cinco anos, além de já ter sido secretário municipal de Educação, de Governo, extraordinário de Assuntos Políticos e Orçamento Participativo da gestão de João Castelo e funcionário de carreira do Banco do Brasil. O diretor técnico e a diretora de administração e finanças vêm dos quadros técnicos do Sebrae, sendo que Rachel Jordão está sendo reconduzida para seu segundo mandato.

Durante a solenidade também será empossado o presidente do Conselho Fiscal da instituição para o quadriênio 2019-2022, Fernando Renner, que será reconduzido à função.

A nova diretoria executiva e presidente do Conselho do Sebrae-MA foram anunciados no dia 23 de novembro, após eleições realizadas em reuniões extraordinárias do Conselho Deliberativo da instituição, formado por 15 instituições públicas e privadas, ligadas ao desenvolvimento dos pequenos negócios no estado. Na ocasião, foi eleito também o empresário Celso Gonçalo de Sousa para exercer a representação como vice-presidente do conselho. Gonçalo é conselheiro do Sebrae representando o Senai.

0 comentários:

Postar um comentário