quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Reunião entre Governo e Prefeitura tratou da reforma da UBS do Cintra. (Foto: Antônio Martins) 
Uma parceria firmada entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Prefeitura Municipal de São Luís, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, vai possibilitar a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no Centro Integrado Rio Anil (Cintra). A reunião aconteceu, na terça-feira (29), na sede da Seduc.

O prédio do posto de saúde se encontra em condições inadequadas de uso, com pintura, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias comprometidas, além do forro desgastado em algumas salas da UBS. A reforma da Unidade Básica de Saúde possibilitará a ampliação do atendimento de saúde para a comunidade escolar, que possui mais de cinco mil pessoas entre alunos, funcionários da escola e pais/responsáveis, além das comunidades do entorno.

O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, comemorou a parceria com a Prefeitura de São Luís e ressaltou a importância da ampliação dos serviços de saúde. “Reformar a UBS Cintra vai muito além do caráter estrutural da unidade. Tem a sua função social, por funcionar em uma escola pública grande – a maior escola pública de todo o país. A revitalização da unidade vai aumentar a oferta de serviços de saúde para nossos estudantes e profissionais e, também, para toda a comunidade do entorno, que pode utilizar os serviços da UBS”, destacou.

“Podemos ressaltar essa parceria sobre vários aspectos, mas eu vou me ater a dois mais importantes. No primeiro a gente reestrutura um posto de saúde que serve uma grande comunidade de um bairro tradicional em nossa cidade, com mais condições de atender dignamente a população. O segundo é a ampliação do Programa Saúde na Escola, com um posto dentro da maior escola pública do Brasil, atendendo mais de cinco mil pessoas entre alunos e funcionários da escola. Então isso é um ganho considerável tanto para a Secretaria de Educação do Estado quanto para a Secretaria de Saúde do município”, afirmou o secretário de Saúde do município, Lula Fylho.

Para o diretor geral do Centro de Ensino Rio Anil (Cintra), Olivar Araújo Pinheiro Junior, a reforma da UBS é um ganho imenso para toda a comunidade escolar e comunidade do entorno da escola. “É extremamente necessário e salutar. Pela parceria que se reforça e consolida entre estado e município, tendo em vista que temos um público vasto, sendo a maior escola pública do Brasil. E, também, levando em consideração o impacto que tem com a comunidade do entorno, Anil, Pão de Açúcar, Pedra Caída e arredores, é de extrema importância. Essa é uma bela iniciativa e temos certeza de que podemos fazer um excelente trabalho, educação e saúde andando de mãos dadas, são políticas públicas necessárias para pessoas que realmente necessitam”, disse o diretor.

Secretários Felipe Camarão e Lula Fylho, com gestores do Cintra. (Foto: Antônio Martins)

Além da reforma da Unidade Básica de Saúde, o secretário adjunto Ismael Cardoso anunciou mais um serviço que será oferecido para a comunidade escolar do Cintra, o Programa Odontologia na Escola. “Com a revitalização poderemos levar o Programa Odontologia na Escola, para atender os nossos jovens que porventura precisem de algum tratamento odontológico. Então esse é mais um serviço público que a UBS vai oferecer para os estudantes do Cintra”, acrescentou o secretário adjunto Ismael Cardoso.

Participaram da reunião os secretários de Estado de Educação, Felipe Camarão,  Municipal de Saúde, Lula Fylho; o diretor geral do Cintra, Olivar Araújo Pinheiro Júnior; o secretário adjunto de Programas e Projetos Especiais, Ismael Cardoso e equipe técnica da Seduc.

0 comentários:

Postar um comentário