segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
A iniciativa integra ações de várias secretarias municipais e orienta os cidadãos a adotarem posturas como não jogar lixo na rua, usar camisinha, não beber se for dirigir, entre outras para ser um Folião Cidadão


Não jogar lixo na rua, usar camisinha, não beber se for dirigir, combate à violência contra a mulher, importância de preservar o patrimônio público e brincar o Carnaval com segurança e boas práticas de cidadania. Esta é a mensagem do bloco da Campanha Folião Cidadão, uma ação de iniciativa da Prefeitura de São Luís que acontece durante as prévias e o período carnavalesco na cidade. Neste sábado (16), animados também pelo Bloco Só Safados (Maria Aragão), banda Bandida (Fonte do Ribeirão) e Bloco da Imprensa (Praça dos Catraieiros), os ludovicenses interagiram com personagens da campanha e receberam materiais informativos.

Ao som da marchinha "Sou folião cidadão, sou folião, brinco na rua e passarela, não vacilo não", uma jardineira - veículo adaptado que serve para o transporte de bandas de pré-carnaval – percorreu os principais trechos do Centro Histórico de São Luís. Da jardineira, de cima dos palcos e no meio do povo, o ator que interpreta o Cidadão Limpeza e agora, o Folião Cidadão, dava dicas sobre os como os brincantes poderiam ter atitudes de conservação e prevenção durante a folia momesca. Participam diretamente da campanha integrantes da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, da Subprefeitura do Centro Histórico, Governo (Semgov), e do Turismo (Setur).


As secretarias de Cultura (Secult), Saúde (Semus), Trânsito e Transportes (SMTT), Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança com Cidadania (Semusc) também integram as ações da Campanha. "A campanha vem resgatar toda a sustentabilidade de um lugar onde a gente precisa fazer com que o nosso patrimônio seja preservado em todos os sentidos. As pessoas precisam brincar o Carnaval com alegria, o que significa não jogar o lixo no chão, não dirigir após a ingestão de álcool, usar preservativos nas relações e ser um cidadão consciente. O prefeito Edivaldo tem toda uma preocupação com a preservação do nosso patrimônio e daí a importância de iniciativa como essa", destacou a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

Também à frente do bloco de conscientização da Prefeitura, a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, definiu o que é um Folião Cidadão "É aquele que se preocupa com a cidade, que se previne das doenças sexualmente transmissíveis e que se preocupa em ser gentil com a nossa capital. Essa é uma campanha da Prefeitura de São Luís que mostra que é possível ser cidadão durante a folia pré-carnavalesca e também no Carnaval", afirmou.


FOLIA COM CONSCIÊNCIA

A brincante Paula Marques aprovou a iniciativa da Prefeitura. "Acho válido o Município estar com uma campanha que toca nesses temas e fazendo a distribuição de camisinhas aos foliões e preservação do patrimônio público", opinou.


Comerciante, a brincante Erica Ferreira disse que a Campanha Folião Cidadão garante consciência por parte dos fãs de Carnaval. "A gente se sente até mais segura, pois as pessoas refletem até como tratam as outras, com educação e respeito. Atitudes que precisam ser cada vez mais trabalhadas no dia a dia da nossa cidade", declarou.

A campanha da Prefeitura de São Luís prossegue no próximo final de semana e depois segue para a Passarela do Samba, onde ocorrem os desfiles das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos. 

0 comentários:

Postar um comentário