segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019
Campanha leva mensagem educativa a blocos carnavalescos e terá continuidade nos dias oficiais de folia, na Passarela do Samba


No último fim de semana de pré-Carnaval a Prefeitura de São Luís voltou aos circuitos de folia com a campanha Folião Cidadão. Ao som da marchinha "Sou folião cidadão, sou folião, brinco na rua e passarela, não vacilo não" a jardineira do Folião Cidadão percorreu, neste sábado (23),  o Centro Histórico de São Luís, levando a mensagem de incentivo a atitudes de respeito com os foliões e com a cidade. No próximo fim de semana a campanha será levada para a Passarela do Samba, onde ocorrem os desfiles das escolas de samba e blocos carnavalescos.

Da jardineira, o Folião Cidadão dava dicas sobre como os brincantes poderiam ter atitudes de conservação e prevenção durante a folia momesca. Não jogar lixo na rua, usar camisinha, não beber se for dirigir, combate à violência contra a mulher, importância de preservar o patrimônio público e brincar o Carnaval com segurança e boas práticas de cidadania faz parte da mensagem que está sendo repassada aos foliões.


A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destacou que é fundamental que o folião brinque o Carnaval com consciência. "Esta é uma festa popular que leva milhares de pessoas para as ruas. Ao poder público cabe garantir os reforços necessários aos serviços de limpeza, saúde, trânsito, segurança entre outros, mas o folião continua sendo responsável por cuidar da cidade e preservar o patrimônio público que é um bem comum. Por isso, estamos incentivando o cuidado e o amor por nossa cidade durante o Carnaval", afirmou.

A secretária municipal do Turismo, Socorro Araújo, afirmou que as pessoas precisam brincar o Carnaval com alegria, preservando o patrimônio público. "A Prefeitura entenda importância de manter nosso patrimônio preservado, por isso, todas as secretarias se uniram nesta campanha para lembrar aos foliões, sejam ludovicenses ou visitantes, que é preciso ser um cidadão consciente também durante o Carnaval", disse.


Durante o percurso do bloco do Folião Cidadão quem estava pelo circuito interagia com os personagens da campanha e recebiam materiais informativos. Além do Folião Cidadão, outro personagem que chamou bastante atenção foi o Camisildo, que leva para a folia carnavalesca a importância de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis. "É muito importante o uso da camisinha, principalmente em períodos festivos. Como muita gente tem vergonha de ir a uma farmácia e comprar, distribuir gratuitamente de forma lúdica em um bloco de Carnaval é uma ótima ideia", disse o analista de sistemas Ítalo Oliveira.

A campanha Folião Cidadão é uma ação institucional da Prefeitura de São Luís para o período carnavalesco. Participam diretamente da campanha a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), o Comitê Gestor de Limpeza Urbana, a Subprefeitura do Centro Histórico, Secretaria Municipal de Governo (Semgov) e Secretaria Municipal do Turismo (Setur). As secretarias de Cultura (Secult), Saúde (Semus), Trânsito e Transportes (SMTT), Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança com Cidadania (Semusc) também integram as ações da campanha.

0 comentários:

Postar um comentário