domingo, 17 de fevereiro de 2019
Bilhetes poderão ser recebidos gratuitamente pela população na Central de Informações Turísticas da Setur, na Praça Benedito Leite, a partir das 14h; evento, que terá como temática o Carnaval, integra as ações da gestão do prefeito Edivaldo voltadas ao turismo e a promoção do lazer da população


A partir das 14h da próxima segunda-feira (18), a Prefeitura de São Luís vai disponibilizar gratuitamente os 750 ingressos do Sarau Histórico 'Eu te Conheço, Carnaval' que será realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), no Teatro Arthur Azevedo, no Centro. Cada pessoa pode receber até quatro ingressos para o evento, cuja programação vai presentear o público com músicas e teatro que vão contar a história da capital maranhense de forma lúdica, na próxima quarta-feira (20), às 19h. Pais e responsáveis poderão levar crianças que, por sua vez, devem receber ingressos dentro da cota estipulada para cada pessoa. O Sarau integra as ações da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior voltadas à conscientização da população sobre a importância de preservar o patrimônio da cidade e também estimular o turismo na capital. 

Os ingressos poderão ser recebidos pela população na Central de Informações Turísticas (CAT), da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), localizada na Praça Benedito Leite, no Centro. As entradas também estarão disponíveis para o cidadão na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo até uma hora antes do início do Sarau Histórico. "Convidamos a todos a participar desse momento único. A ideia também é que as pessoas venham vestidas com fantasias para transformar o espaço do teatro em um grande baile carnavalesco", declara a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

Segundo Socorro Araújo, o grande baile carnavalesco do Teatro Arthur Azevedo terá por tema 'Te Conheço, Carnaval'. Durante as apresentações da programação oficial, o público poderá interagir com atores e músicos devidamente caracterizados.

É a primeira vez que o Sarau Histórico, ação da Prefeitura desenvolvida dentro do Programa Reviva - que contempla o Sarau Histórico, o Passeio Serenata e o Roteiro Reggae - acontece no teatro. As edições anteriores foram realizadas em praças no Centro Histórico de São Luís, sendo que a primeira apresentação de 2019 ocorreu na Praça Panteon, onde atores e atrizes se apresentaram em um palco montado no logradouro vestidos com trajes de época para homenagear algumas personalidades da cultura e literatura maranhense e cujos bustos históricos estão atualmente expostos em uma espécie de galeria na praça recém-restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís. A ida do evento para o teatro se dá por conta das chuvas na capital.


PROGRAMAÇÃO

A programação do Sarau da Prefeitura no Arthur Azevedo terá início às 19h, da próxima quarta-feira (20) com músicas e marchinhas de antigos carnavais executadas pela banda Mákina Du Tempo e apresentação teatral com o grupo Teoria das Artes. A ideia da Setur é que o palco do teatro seja usado para resgatar o apogeu dos bailes carnavalescos ocorridos em outras décadas.

O baile 'Te Conheço, Carnaval' traz como enredo uma noite de fevereiro, quando um velho vendedor ambulante apregoa seus produtos às pessoas que estão presentes, ao mesmo tempo que relembra a cidade, as festas e os lugares de hoje em dia e de antigamente. Ele então propõe contar aos presentes uma história em que viaja na imaginação e coloca vários personagens reais e fictícios em uma festa de Carnaval na velha cidade.

Nesta festa, os personagens, em uma improvável, mas divertida interação, vivenciam os antigos carnavais com um baile de máscara que acaba por promover o encontro de dois misteriosos mascarados, que são separados por uma barreira de tempo e realidade, mas que pela magia do imaginário de um contador de histórias, se encontram neste baile de antigos carnavais.

"O Arthur Azevedo é um teatro que tem toda uma história de festas e carnavais realizados nos séculos XIX e início do século XX. Era uma casa de espetáculos e, ao mesmo tempo, uma casa de festas e nós iremos fazer um evento que possa resgatar os carnavais do passado para falar da história da nossa cidade, do passado e do presente, e lembrar da requalificação do nosso Centro Histórico, que precisa ser preservado, conhecido e vivido pelas pessoas", afirma a titular da Setur, Socorro Araújo.

Durante a apresentação da companhia Teoria das Artes, atores e atrizes farão uma homenagem ao poeta e escritor que dá nome ao teatro. Eles vão encenar passagens literárias de Artur Azevedo, dramaturgo poeta, contista e jornalista maranhense que tanto influenciou nossa cultura e literatura. O grupo também fará uma homenagem à atriz Apolônia Pinto, nascida dentro de um camarim do teatro.

0 comentários:

Postar um comentário