quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

O vice-governador Carlos Brandão acompanhou, nesta quinta-feira (14), a entrega do primeiro prédio próprio do Centro de Ensino Rosalina Sá, no município de Feira Nova do Maranhão. A construção da escola de Ensino Médio foi determinada pelo governador Flávio Dino, que tem priorizado a educação como uma das principais formas de desenvolvimento do Maranhão.

Estiveram presentes na solenidade de entrega junto com Carlos Brandão, o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão; o prefeito Tiago Dantas; o deputado estadual Márcio Honaiser; o gestor da regional de Balsas, Flávio Damasceno; a gestora da escola, Maria Aparecida Gonçalves; além dos professores e os mais de 300 alunos da unidade.

Com as obras realizadas pelo Governo do Estado, o Centro de Ensino Rosalina Sá dispõe de seis salas de aula, além dos outros ambientes necessários ao seu bom funcionamento e aprendizagem escolar. A obra foi executada pela empresa Silveira Engenharia e Construções Ltda e o investimento do Governo do Estado foi de R$ 1.113.040,18.

Para Carlos Brandão, esse tipo de empreendimento muda a vida das pessoas. “Estamos dando as melhores condições a vocês, estudantes, para que possam ter acesso à educação de qualidade. Nossa maior obra é a construção do futuro de nossas crianças e jovens maranhenses”, disse.

“Vocês serão capazes de mudar a realidade das próximas gerações, sem distinção de origens sociais. Transformaremos, juntos, um Maranhão mais digno e justo para todos”, ressaltou Brandão.

Já o secretário Felipe Camarão acrescentou que se trata de uma data especial. “Graças ao trabalho do governador Flávio Dino e do vice-governador Carlos Brandão, estamos construindo prédios próprios com Ensino Médio em todos os municípios do Maranhão. Faltam apenas quatro escolas para alcançarmos essa meta”, declarou.

Um sonho compartilhado por todos

Eduardo Feitosa é ex-aluno do Centro de Ensino Rosalina Sá e hoje é tricampeão nas Olimpíadas Nacionais de Matemática, orgulho para a cidade e tem quatro troféus em destaque na parede da escola. Uma inspiração para os demais alunos.

“Eu me lembro que este era um sonho antigo [um prédio próprio da escola]. Em 2013, quando ainda morava em Feira Nova do Maranhão, via a obra inacabada. Retorno aqui com muita alegria em poder ver que tudo virou realidade”, disse Eduardo.

“Saibam que quando temos planos, sonhos a concretizar, devemos buscá-los. Os alunos fazem a qualidade da escola se elevar. Somos os responsáveis por levar o nome de nosso estado a outros lugares”, afirmou o ex-aluno.

A gestora geral do C.E. Rosalina Sá, Maria Aparecida, destacou outros aspectos importantes. “Temos agora uma belíssima escola, toda mobiliada e climatizada”, comemorou.

E reconheceu a atuação do governador em prol da educação: “Parabenizo-o por ter um governo focado numa educação pública com qualidade. Boa parte de nossos alunos é oriunda da zona rural e sabemos do esforço em estar aqui. Agradeço a todos – alunos, comunidade, famílias, profissionais em geral – pelo empenho para a concretização desse sonho. Esta escola é da população nova feiriense, de todos nós”.

O prefeito Thiago Dantas considerou como uma conquista para os gestores ver a nota do Ideb acima da média, na região. “Juntos, prefeitura e governo estadual, trabalharemos ainda mais e nos desenvolveremos para que este cenário seja ainda mais exitoso”, comentou.

Breve retrospecto da educação no Maranhão

De 2015 a 2018, já foram realizadas 820 obras estruturantes (reformas, construções, revitalizações e reconstrução de unidades escolares), sendo que cinco foram construídas por empresas parceiras. Só na rede estadual de ensino, o percentual já ultrapassa 65% dos prédios escolares qualificados.

Além disso, nos últimos quatro anos foram realizadas entregas de mais de 80 ônibus escolares e 26.497 mil pessoas foram alfabetizadas por meio do programa ‘Sim, Eu Posso’. Em 2014, o percentual de analfabetos era de 19,6%, ao passo que em 2017, segundo dados da PNAD, esse percentual foi reduzido para aproximadamente 16,7%.

O Maranhão é responsável pelo pagamento do maior salário para professores da rede estadual, em relação aos demais estados da federação brasileira. O governador Flávio Dino também efetivou 22 mil progressões, promoções e titulações para os professores com o Plano de Valorização do Magistério e implantou a educação integral e ensino profissionalizante e tecnológico com a instalação de 90 polos de formação continuada (cursos FIC), 13 Unidades de Educação Integral – com os IEMAs Plenos que oferecem ensino médio e cursos profissionalizantes – e 13 Unidades Vocacionais (formação técnica); além da criação de uma nova Universidade Regional, a UemaSul e avanço nos programas de pós-graduação da UEMA.

Para estes próximos quatro anos de gestão, o plano é que esta e as demais ações em prol da educação se ampliem, alcançando cada vez mais crianças e jovens, profissionais do setor, municípios e entidades parceiras, com o intuito de ver o Maranhão alcançar melhores e maiores índices na qualidade da educação e aprendizagem.

Passagem por Balsas

Ainda nesta quinta-feira, o vice-governador Carlos Brandão esteve no município de Balsas para vistoriar obras e dialogar sobre as demandas da região. Ele foi recebido pelo prefeito Dr. Erik e empresários do sul do Maranhão, acompanhado ainda do secretário Felipe Camarão e do deputado estadual Márcio Honaiser.

Fonte: MA.gov.br 

0 comentários:

Postar um comentário