segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

O governador do Maranhão Flávio Dino (PC do B), numa breve fala com jornalistas que cobriam a posse dos novos secretários, discorreu sobre diversos temas, entre estes a recriação da Secretaria de Estado do turismo – SETUR/MA, aos moldes do que era até 2016, quando a mesma foi incorporada à secretaria de cultura do Estado, formando a SECTUR.

De maneira acertada o governador atendeu a um pleito das entidades de turismo, sob a maestria do Maranhão Destination, que tem o SEBRAE como mantenedor e tem nove entidades na sua formação (ABAV, ABIH, AMMETURC, ABRAJET, ABRASEL, SINDETUR, SINDEBARES, SEHAMA, CNTUR), que no mês de dezembro de 2018 protocolou uma carta ao governador, pedindo a separação do turismo da cultura. Pedido feito, pedido atendido!


As entidades elencaram os motivos para a separação e, entre estes os inegáveis ganhos do turismo nos últimos anos, e que o mesmo carecia de uma pasta específica e, pediram ao governador a recriação da Secretaria de Estado do Turismo – SETUR que havia sido incorporado à Cultura no ano de 2016. 

O governador sensível aos pedidos dos empresários justificou a volta da SETUR, “Recebi um documento das entidades representativas da área, no começo do ano, assinalando que em face do crescimento do turismo no nosso Estado que graças a Deus vem sendo verificado, eles consideravam necessária a recriação da secretaria de turismo”.

“Eu analisei os números e vi que de fato nós fizemos um grande investimento em infraestrutura turística, por exemplo, a estrada para Santo Amaro, Tancredo Neves, Barreirinhas, e isso tem resultado no crescimento do turismo e resolvi acolher essa reivindicação apresentada pelo trade turístico, pelo empresariado, e pelos profissionais da área turística” concluiu Flávio Dino.


A decisão foi anunciada na última quinta-feira (21/02) pelo governador, que falou também o nome do Advogado e ex-secretário do governo de Caxias, Antônio José Bittencourt de Albuquerque Júnior (Catulé Junior), para comandar a pasta e, pegou toda a cadeia do turismo de surpresa, tendo aceitação unânime dentro das corporações.

Para o Trade turístico maranhense, a SETUR é bem-vinda, uma vez que vai valorizar e dinamizar mais o turismo, destacando sua real função que é a promoção e diversificação da matriz turística do Estado, e incrementar novos serviços, sendo uma secretaria transversal, que converse com os empresários, conheça as suas reivindicações, fortalecendo mais o elo dessa corrente, chamada turismo.

0 comentários:

Postar um comentário