quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019
Unidade está entre os 20 hospitais de todo o Brasil escolhidos para participar do projeto que visa desenvolver ações para melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais; ação fortalece a política de saúde da gestão do prefeito Edivaldo


O Hospital da Mulher, unidade de saúde da Prefeitura de São Luís, vem sendo contemplado com o Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), que integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi/SUS), do Ministério da Saúde, em parceria com Hospital Alemão Oswaldo Cruz, localizado em São Paulo. Desde novembro de 2018, a unidade, que está entre os 20 hospitais de todo o Brasil escolhidos para participar do projeto, vem trabalhando na implantação da proposta que refletirá positivamente no atendimento oferecido aos usuários da rede pública de Saúde. Na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o Hospital da Mulher vem apresentando avanços que refletem positivamente no atendimento ofertado à população.

A iniciativa visa destacar o papel das redes de atenção à saúde, desenvolvendo ações para fortalecer e fomentar melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais, com foco na segurança do paciente, na avaliação e monitoramento contínuo de processos, redução de custos e gerenciamento consciente, além da padronização de rotinas com redução dos riscos aos pacientes, familiares e colaboradores. O modelo do projeto é baseado nos padrões internacionais de Acreditação da Joint Commission International (JCI).

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destaca que a iniciativa vem somar esforços ao trabalho que vem sendo desenvolvido na área da saúde. "Na gestão do prefeito Edivaldo realizamos uma série de investimentos que permitiram qualificar os serviços que já eram oferecidos no Hospital da Mulher. Ampliamos o volume de atendimentos e implantamos procedimentos novos, especialmente nas áreas de diagnóstico e cirurgia. Com esse projeto, vamos otimizar os serviços e atender ainda melhor a população", ressalta o secretário.


O projeto impacta nas áreas de avaliação e incorporação de tecnologias, capacitação de recursos humanos, pesquisas de interesse público em saúde e desenvolvimento de técnicas e gestão em serviços de saúde. As atividades do projeto visam apoiar a reestruturação da gestão da assistência do SUS; apoiar a Política de Humanização do SUS; implantar a cultura da qualidade; instrumentalizar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente; capacitar os profissionais em melhoria de processos; e aplicar a experiência, conhecimento e modelo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, ressaltando sua relevância para as políticas de saúde no âmbito do SUS.

Como parte das atividades do projeto, foi aplicado com os funcionários um questionário que avaliará, entre outros itens, o fluxo de atendimento, os protocolos adotados pela unidade de saúde e o nível de segurança do paciente. Nesta etapa do projeto, o Hospital da Mulher tem recebido visitas técnicas dos profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que estão avaliando o cenário para, então, darem início às intervenções para a melhoria do atendimento na unidade de saúde. A próxima visita técnica está prevista para acontecer no dia 15 de fevereiro.

HOSPITAL DA MULHER


Na gestão do prefeito Edivaldo, o Hospital da Mulher passou por reformas estruturais, além da qualificação dos serviços voltados para a saúde da mulher. O trabalho resultou no reconhecimento, pela Câmara Federal, da unidade como Hospital Amigo da Mulher.

Além disso, desde 2016 o hospital é considerado, pelo Ministério da Saúde (MS), como referência de assistência em alta complexidade na especialidade médica de neurocirurgia. A habilitação confirma que o Ministério da Saúde reconhece que os investimentos que a atual gestão tem realizado têm proporcionado maior qualidade no atendimento da rede municipal de saúde.

Além do Hospital da Mulher, o Hospital Municipal Dr. Clementino Moura, o Socorrão II, também recebe amplo projeto de melhoria de fluxos e serviços de urgência. Para a execução dessa iniciativa, a Prefeitura de São Luís conta com a consultoria de uma equipe do Hospital Sírio-Libanês, por meio do projeto Lean nas Emergências que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS) para o triênio de 2018 a 2020. A iniciativa visa promover melhorias no atendimento hospitalar de urgências e emergências da população brasileira que utiliza o sistema público de saúde.

0 comentários:

Postar um comentário