quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
O espetáculo, que integra a programação do Reviva, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo; tem como proposta o fortalecimento da cultura, história e tradições da capital maranhense, além de estimular o turismo local


Emoção para artistas e plateia que prestigiou a apresentação especial do Sarau Histórico, na noite desta quarta-feira (20), estreando no palco do Teatro Artur Azevedo. A iniciativa da Prefeitura de São Luís, criada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, nesta edição encenou a temática carnavalesca com o mote 'Eu Te Conheço Carnaval'. O evento integra o Programa Reviva e tem como proposta o fortalecimento da cultura, história e tradições da capital maranhense, além de estimular o turismo local. O evento, que nas edições anteriores aconteceram sempre em praças  - Benedito Leite e Panteon- foi levado ao teatro em razão do período chuvoso, iniciativa que foi bem aceita pelo público que lotou o espaço. 

O espetáculo representou um resgate do patrimônio material e imaterial, além de promover o teatro e lembrar os grandes bailes de Carnaval, pontuou a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo. "O Sarau Histórico é o teatro de rua que chama atenção ao patrimônio e o prefeito Edivaldo tem trabalhado, em parceria com o Iphan, na requalificação e reconhecimento destes espaços, que unidos à cultura da cidade atraem o público. É um esforço que tem a população participando ativamente, dando vida à cidade e preservando uma bela história. A apresentação no teatro vem coroar o sucesso que o Program Reviva representa", destacou a gestora, que foi caracterizada de Baronesa de Anajatuba.

A apresentação fez o público entrar no clima de Carnaval já na abertura com a canção 'Eu Te Conheço Carnaval', uma das marchinhas mais conhecidas do carnaval de São Luís e tema do espetáculo. Seguiu um pocket show com marchinhas reconhecidas no cenário nacional, como 'Pra Você Gostar de Mim', 'É Carnaval', "Jardineira" e outras.


Atores do grupo Teoria das Artes, devidamente caracterizados, encenaram o espetáculo 'Te Conheço, Carnaval', convidando a plateia a participar e se envolver na magia desta que é a maior festa popular do país. O espetáculo teve narração de personagem representando a figura do regueiro e lembrando o ritmo que identifica a capital como a Jamaica Brasileira. A cada novo ato, a intervenção do artista divertia e informava a plateia. Ao final, show da banda Mákina Du Tempo em canções revivendo os antigos carnavais que levou o público a dançar e cantar junto.


Interpretando Graça Aranha na peça, o ator Daniel Richard destacou a experiência, para ele, nova e cheia de energia. "O teatro nos passa um emoção diferente do palco a céu aberto e que não deixa de ser desafiador. Estamos diante de um público crítico e nossa proposta é sempre fazer um espetáculo a ser aplaudido e que encante as pessoas", disse.

Yasmin Lopes deu vida à Ana Jansen e pontuou que interpretar personagens verdadeiros em um palco glamouroso como o do teatro é uma satisfação. "É sempre uma responsabilidade muito grande e um prazer fazer parte deste programa e agora, apresentá-lo ao público neste ambiente que nos diz muita coisa. O teatro é para todos e o público sabe prestigiar um bom espetáculo. É um misto de emoções", enfatizou.

A peça teatral contou a história de um vendedor ambulante que em uma noite de fevereiro apresentava seus produtos ao público. Tirada de sua imaginação, ele conta à plateia um pouco sobre a cidade, os bailes e os locais de hoje e ontem. Na história, dois mascarados chamam a atenção pelos encontros e desencontros em uma viagem no tempo. Entre nomes reais e fictícios, o grupo teatral encenou uma verdadeira festa carnavalesca da antiga São Luís no palco do Teatro Artur Azevedo, em uma festa de Carnaval na velha cidade.


O público, maravilhado com o espetáculo, aplaudiu e parabenizou os artistas pela show de beleza, talento e amor à arte. A professora Kenia de Oliveira Azevedo, 38 anos, enfatizou que o programa Reviva tem cumprindo uma importante função de movimentar a cidade e reunir grande público. "Essa beleza toda que vemos em praça pública, se repete aqui no teatro, que está lotado e com um público diverso. Trazer o evento para este que é um dos lugares mais bonitos de São Luís foi uma ótima ideia. Muito bom", disse.

Conhecedora da programação do Reviva, a professora Ísis Soeiro, 47 anos, ficou maravilhada com o espetáculo no teatro. "Achei excelente por nos dar a chance de apreciar e valorizar a cultura da nossa cidade e por oferecer às pessoas a oportunidade de vir ao teatro. A prova de que a população aprecia é o teatro todo ocupado. E o espetáculo é muito bonito e bem executado", afirmou. A Prefeitura disponibilizou 720 entradas gratuitas para o público.


Outras edições do Sarau Histórico foram realizadas na Praça Bendito Leite e Praça Panteon, sempre reunindo grande público. O Sarau reúne literatura, teatro, música e história, atraindo público local e turistas. Os espetáculos do programa Reviva - que inclui ainda o Passeio Serenata e o Roteiro Reggae – são promovidos em ruas e praças do Centro Histórico da capital. O Reviva contribui de forma marcante para divulgação da cidade e elevação do nome de São Luís no cenário turístico e cultural do país.

Fonte: AsCom Prefeitura de São Luís

0 comentários:

Postar um comentário