segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019
Interessados em conhecer o funcionamento dos equipamentos, implantados pela gestão do prefeito Edivaldo, poderão participar de uma programação semanal que tem como objetivo levar informações sobre descarte correto de resídios sólidos


Ampliando as ações de educação ambiental voltadas para a conscientização sobre o descarte adequado do lixo doméstico, a partir de fevereiro a Prefeitura de São Luís terá uma programação semanal de visitas guiadas aos Ecopontos da cidade. As visitas fazem parte das ações da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, promovida pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e serão uma oportunidade para que a população possa tirar suas dúvidas sobre o funcionamento destes equipamentos e aprender sobre coleta seletiva, reciclagem e sustentabilidade. Atualmente 11 Ecopontos estão em funcionamento e mais cinco em fase de construção.

A expansão das ações de educação ambiental voltadas para a limpeza urbana é mais um resultado positivo da profissionalização da gestão de resíduos sólidos em São Luís implantada pelo prefeito Edivaldo. Antes, não havia uma política estabelecida na área. Este trabalho começou a ser implementado a partir do fechamento do Aterro da Ribeira, em 2015, e em 2018 já superou as metas estabelecidas.

A primeira será no dia 8 de fevereiro, no Ecoponto Parque Amazonas. As visitas ocorrerão sempre nas sexta-feiras no horário das 16h e cada semana será em um Ecoponto diferente para que moradores das diversas áreas da cidade possam ser atendidos e a população possa escolher o dia e o Ecoponto mais próximo (veja programação abaixo).

Cada visita é limitada a 50 pessoas para que todos os participantes sejam bem atendidos. Os visitantes serão acompanhados pelo Cidadão Limpeza Cidade Beleza. Para participar basta se inscrever por meio de um link que será disponibilizado pelas redes sociais da Prefeitura de São Luís. As inscrições começarão sempre às segundas-feiras e serão encerradas às quintas-feiras.


O novo eixo educativo da campanha atende a determinação do prefeito Edivaldo de ampliar as ações de educação ambiental voltadas para a limpeza urbana. É voltado especificamente para os cidadãos que queiram fazer uma visita aos Ecopontos para conhecer os equipamentos, tirar dúvidas sobre o funcionamento, resíduos recebidos e sua destinação, os benefícios ambientais, econômicos e sociais do uso destes equipamentos e, consequentemente, entender a importância da coleta seletiva, reciclagem e da prática diária de atitudes sustentáveis.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, afirmou que a meta para 2019, seguindo orientação do prefeito Edivaldo, é superar o número de pessoas beneficiadas com as ações do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. "Desde que o Comitê se tornou o órgão gestor da limpeza urbana em São Luís temos desenvolvido ações educativas para conscientizar a população sobre o descarte correto do seu resíduo. Em 2018, tivemos três vezes mais ações que em 2017, beneficiando mais de 16 mil pessoas. Para 2019, vamos incluir novas ações ao nosso portfólio da campanha e ampliar o número de pessoas beneficiadas", disse.

CAMPANHA


A campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza é desenvolvida desde 2018 pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, visando provocar uma reflexão sobre a quantidade de resíduos gerados, os impactos dos resíduos descartados inadequadamente na cidade e o papel do cidadão na manutenção da limpeza urbana. O principal eixo deste trabalho são as visitas a escolas da rede municipal.

Além das visitas em escolas, a campanha inclui visitas guiadas de estudantes aos Ecopontos, palestras em associações de bairro para discutir com os moradores como melhorar a limpeza urbana na sua comunidade e ações de rua para chamar a atenção da população para os problemas gerados pelo descarte irregular.

SAIBA MAIS

Cronograma Visitas Guiadas
08/02 - Ecoponto Parque Amazonas
15/02 - Ecoponto Angelim
22/02 - Ecoponto Bequimão
01/03 - Ecoponto Habitacional Turu
15/03 - Ecoponto Jardim América
22/03 - Ecoponto Jardim Renascença
29/03 - Ecoponto Residencial Esperança
05/04 - Ecoponto Cidade Operária
12/04 - Ecoponto São Francisco
26/04 - Ecoponto Anil
03/05 - Ecoponto São Raimundo

0 comentários:

Postar um comentário