quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

O Observatório do Turismo do Maranhão, vinculado ao grupo de pesquisa "Turismo, Cidades e Patrimônio", da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), aponta elevação nos indicadores do turismo de São Luís na hotelaria da capital no ano de 2018.

A análise mercadológica da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) faz levantamento permanente da taxa de ocupação hoteleira desde 2007 com 31 meios de hospedagem, o que possibilita o monitoramento dos indicadores do turismo na capital. 

Outra fonte são os dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seccional Maranhão (ABIH-MA) que também realiza tal levantamento com os empreendimentos hoteleiros associados. 

Em 2017, a taxa média anual dos meios de hospedagem foi de 54,18% e em 2018 de 55,90%, ou seja, um crescimento de 1,72%. Esforços da Secretaria Municipal de Turismo em promover o destino São Luís tem possibilitado tais resultados. 

De acordo com a Secretária Municipal de Turismo, Socorro Araújo, “o turismo em São Luís está sendo apontado com um dos mais promissores para 2019. Já percebemos essas expectativas na ocupação hoteleira e nos principais centros turísticos da cidade, sempre repleto de turistas conhecendo o nosso destino”.


O governo do estado, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Maranhão (SECTURMA) também tem realizado diversas ações de promoção da capital com participação em feiras e capacitação de agentes, levando a imagem do Maranhão para o mercado. Para o Secretário Adjunto de Turismo da SECTURMA afirma que, “o Governo do Estado tem promovido intensamente o Maranhão e o Polo São Luís realizando press trips com digital influencers e youtubers, participado de feiras nacionais e internacionais, além das demais ações de Marketing e Apoio à Comercialização junto ao Trade turístico local.  A soma dessas ações, por exemplo, resultaram em pelo menos dez matérias de destaque nacional e duas internacionais, no final do ano passado, ajudando a potencializar o posicionamento do destino de forma estratégica junto ao mercado consumidor. Por fim, o aumento da taxa da taxa de ocupação hoteleira - identificado na pesquisa - torna-se ainda mais relevante, por conta da intensa crise econômica nacional e pela grande expansão em nosso Estado de ferramentas alternativas de hospedagem, principalmente o AIRBNB, as quais não conseguimos mensurar suas taxas de ocupação.  Sem dúvidas, o turismo local está avançando".

Em relação à taxa média do mês de dezembro de 2017, de acordo com a SETUR, São Luís registrou 47% e no mesmo mês em 2018, registrou um porcentual de 56%, um marco histórico dos últimos 06 anos, o equivalente a um crescimento de 9%. 

Na pesquisa da SETUR com 24 meios de hospedagem, São Luís também teve o ano de 2018 fechado com chave de ouro durante o Réveillon com taxa de ocupação de 93% durante o período de 29 de dezembro a 01 de janeiro de 2019. No ano de 2017, a média de ocupação para o mesmo período de dezembro foi de 85,63%. A metodologia utilizada consistiu em envio de e-mails e também ligações para os empreendimentos hoteleiros situados por localidade - Calhau/Litorânea; Olho d’Água, Ponta do Farol/Ipem, Calhau; Ponta d’Areia; São Francisco, Renascença e Centro Histórico, semana após o réveillon para consolidar os resultados.

Conforme informa o professor doutor e coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, Saulo Ribeiro dos Santos, esses dados servem para dar base às pesquisas do Observatório e contribuem para tornar o turismo uma área ainda mais sólida, pois, “é possível um melhor direcionamento das políticas públicas e atração de investimentos os dados estatísticos são necessários para que se tenha condições de apontar melhorias e principalmente de acompanhar a evolução da atividade turística em São Luís. Números expõem o termômetro do turismo e assim podemos compreender qual o melhor direcionamento a ser tomado ", explica o turismólogo.

O aumento nos dados positivos relacionados à hotelaria da capital maranhense demonstra que o trabalho na área do turismo tem sido intensificado em diversas frentes, já que pesquisas de sites nacionais especializados, como o viajá-la, apontam que São Luís obteve aumento em 106% de buscas na internet por brasileiros com intenção de viagens em 2019. "Nós reforçamos o trabalho nas redes sociais, no nosso site e no aplicativo do turismo. As pessoas estão cada vez mais buscando novos destinos, e a primeira pesquisa pode ser por meio da internet. É importante estarmos preparados para mostrar a nossa cidade em todos os lugares possíveis", argumenta a titular da pasta de turismo do município.

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