quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

A Casa do Tambor de Crioula foi palco, na quarta-feira (20), de mais uma programação do Pré-Carnaval de Todos, com apresentação dos grupos Amor de São Benedito da Fé em Deus e Tambor de Tijupá. A programação acontece todas as quartas-feiras e, nesta temporada carnavalesca, segue até o dia 27 de março.

O grupo da Fé em Deus, sob a liderança do mestre Antônio Ribeiro, foi o primeiro a se apresentar contagiando o público com as batidas dos tambores e a dança das coreiras.

Para o mestre Antônio Ribeiro, o seu Tonico, é importante manter a força da tradição conquistando novos espaços. “É um processo que não é fácil, mas estamos na luta, e ter uma casa do tambor ajuda a atrair público e dá mais impulso na divulgação dos grupos”, ressaltou.

A turista francesa, Karine Faria, só conhecia o tambor de crioula pelos vídeos na internet e estava curiosa para ver de perto os grupos na Casa do Tambor. “É realmente uma beleza, os sons, a dança, a música, tudo é muito encantador, vou levar um pouco mais dessa cultura para a França”, disse.

Na próxima quarta-feira, 27, a programação contará com os grupos Desejo do Nordeste e Maracrioula, a partir das 18h. O evento é realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur).

Registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2007, o Tambor de Crioula é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores.

A Casa do Tambor, é um órgão da Sectur. Está localizada na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís.

Fonte: ma.gov.br 

0 comentários:

Postar um comentário